
Durante o período da quaresma, a Igreja Católica em todo o Brasil promove a Campanha da Fraternidade. Em 2023, o foco foi “Fraternidade e Fome”, provocando uma análise sobre segurança alimentar.
Assim, prefeitos, líderes religiosos e o Bispo da diocese de Jundiaí se reuniram, comprometendo-se a ações relacionados ao tema. O grupo decidiu pela formação de um Comitê de Segurança Alimentar, com ativa participação do Conselho Municipal de Assistência Social.
A ação convocou representantes de diversas esferas, incluindo paróquias, igrejas evangélicas, religiões de matriz africana. Além disso, devem participar representantes das unidades de Saúde, Educação, PCD e do Fundo Social de Solidariedade.
Como funcionará o conselho?
O comitê multidisciplinar e paritário, terá 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 do Poder Público. Suas principais atribuições incluirão propor ações voltadas ao tema e elaborar o formato e regimento de um futuro Conselho de Segurança Alimentar.
Munícipes podem participar contribuindo com ideias, participando de eventos promovidos pelo comitê e enviando indicações. O edital para a composição do comitê está disponível neste link, com prazo para envio de indicações até 15 de fevereiro.
[tdj-leia-tambem]