
Na última terça-feira (26), a Prefeitura de Várzea Paulista realizou a posse dos 19 membros do Comitê Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O novo colegiado conta com membros de várias denominações religiosas e do poder público. Assim, formularão juntos um projeto para criar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, estudará ações já realizadas no município e irá propor novas. O objetivo é combater a fome e promover alimentação saudável.
A criação de conselhos voltados a essa pauta é uma das sugestões da Campanha da Fraternidade de 2023, realizada pela Igreja Católica. A campanha tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A ação nasceu diante da preocupação com a fome no Brasil.
O bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, também expressou a vontade de que todas as cidades abarcadas por essa região administrativa da igreja, que inclui Várzea Paulista, criassem esses órgãos. O Comitê Municipal é um passo importante nesse processo.
Campanha anual
A presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Vanessa Albuquerque, lembrou a preocupação da Campanha da Fraternidade de 2023, que levou em conta, por exemplo, o alarmante número de 33 milhões de pessoas passando fome no país em 2022. Todos os anos, a campanha propõe ações práticas dos fiéis e da sociedade como um todo para construir uma sociedade mais fraterna; no ano passado, sugeriu as criações de conselhos voltados à segurança alimentar e nutricional nas cidades onde ainda não existia.
“Enalteço aqui o papel de João Pedro Cremaschi (assessor de Relações Institucionais da Prefeitura), que entrou em contato conosco e colocamos à disposição as reuniões ordinárias de nosso conselho e esse embrião de um novo conselho: um comitê para pensar na cidade, ver o que está acontecendo, nas várias áreas relacionadas à segurança alimentar. O comitê vai pensar, olhar a cidade e elaborar, coletivamente, ações e propostas. O nosso prefeito acredita nos conselhos e na participação coletiva”, relatou a presidente.
Ela ainda destacou que um evento como a posse, realizada com a presença de religiosos como padres, pastores e babalorixás, cumpre o lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

Acolhimento
O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, ponderou que evitar a fome é lutar pela dignidade das pessoas e destacou que as refeições servidas nas escolas municipais receberam nota 10 das equipes gestoras das unidades escolares. Na avaliação do mandatário, o comitê cumprirá um papel muito importante e bonito. “Várzea Paulista está aqui para acolher, com pessoas do bem, com o bem no coração. Começa aqui a concretização da sugestão do bispo Dom Arnaldo de fazer conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional em todas as cidades da diocese. Parabéns!”, finalizou.
O gestor municipal de Governo e Administração e de Saúde, João Paulo de Souza, elogiou Vanessa e demais pessoas que agiram para concretizar a meta passada pelo prefeito: criar o comitê. “O comitê será um braço do CMAS e, depois, vai se tornar um conselho. Parabéns a todos vocês que atuaram e fizeram isso se tornar a realidade que vemos hoje!”, declarou.
Conheça os membros do comitê
- Paróquia Cristo Redentor – Lourdes Moreira e Silva Gomes, Maria Inez de Souza
- Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Fátima Aparecida Silva Leal, Laura Aparecida Lemes
- Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Andrea Carvalho Trevisan Correa Pinto, Lucielena Neves Alvares
- Paróquia Santo Antônio – Alda Rosa de Jesus Oliveira, Marivania Antunes de Oliveira
- Paróquia São Francisco – Carlos de Souza, Gilmar Aparecido Caracho
- Compas (Conselho de Pastores de Várzea Paulista) – Clodoaldo José da Silva, Erich Grael Santos Mendes
- Terreiro Ilê Àsé Egbé Ògun Nirê – Kauã da Silva Fernandes de Souza, Matheus da Silva Dias
- Fundo Social de Solidariedade – Silvia Leticia Cordeiro da Silva
- Unidade Gestora Municipal de Educação – Orlando Carola Neto
- Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social – Angela Aparecida dos Santos
- Unidade Gestora Municipal da Pessoa com Deficiência – Adriano de Cássio Pavan
- Unidade Gestora Municipal de Saúde – Giovanna Pulz
[tdj-leia-tambem]