Homem plantando muda de árvore
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore, e logo em seguida começa a Primavera, estação mais florida do ano. Por isso, a Prefeitura de Várzea Paulista irá comemorar com a plantação de mais de 200 árvores durante o mês.

O plantio das árvores tem como um dos objetivos coibir o vandalismo. Dessa forma, a iniciativa começa pela reposição na Praça da Bíblia, que teve suas árvores danificadas por mãos humanas.

“Estamos fazendo o plantio dessas árvores nos locais onde as famílias mais frequentam, para trazer biodiversidade e um maior lazer”, explica o Gestor de Meio Ambiente, Peterson Ávila Alves Afonso.

As mudas dessas árvores foram cultivadas pela Fábrica de Árvores, um viveiro localizado em Bragança Paulista, que utiliza o sistema Hoot Maker, que proporciona um enraizamento melhor e o desenvolvimento mais rápido após o plantio.

 Essa tecnologia faz com que as raízes encontrem um espaço nas bordas do vaso onde são podadas pelo ar. Isso cria várias ramificações, chamadas de sistema radicular fibroso.

As ramificações dão uma área maior de superfície que absorve mais nutriente e água. Assim, aumentando a taxa de crescimento e vigor. Além disso, aumenta a capacidade de sobrevivência durante o transporte antes da plantação.

[tdj-leia-tambem]