Mesa em formato de U com gestores municipais e representantes da Região Turística Negócios e Cultura reunidos no Hotel Orquídea, em Várzea Paulista, durante encontro de planejamento para o 5º Fórum de Turismo.
Reunião define Várzea Paulista como sede do 5º Fórum da Região Turística (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

A Região Turística Negócios e Cultura, oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado e formada por 11 municípios paulistas, definiu Várzea Paulista como sede do seu 5º Fórum, previsto para maio de 2026. A decisão foi tomada durante a reunião mensal do colegiado, realizada na última quarta-feira (19), no Hotel Orquídea, com a participação de nove cidades: Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Cajamar, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jandira, Itapevi e Carapicuíba.

O encontro também incluiu duas exposições temáticas: uma sobre a institucionalização da Região Turística (RT), apresentada por Ulisses Sales, coordenador de Projetos da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas); e outra sobre o sistema CircuitoBR, conduzida por seu cofundador, Daniel Malk. Os participantes ainda realizaram um balanço do 4º Fórum, promovido em Caieiras em 21 de outubro.

Momento histórico para Várzea Paulista

A confirmação da cidade como sede do evento foi celebrada pela gestão municipal. O gestor de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal, destacou a relevância da escolha.

“Receber a reunião da Região Turística Negócios e Cultura reforça a posição de Várzea Paulista como um município comprometido com o fortalecimento do turismo regional. Discutimos pautas importantes e saímos com resultados muito positivos, entre eles a definição de que nossa cidade sediará o 5º Fórum de Turismo da RT em 2026, com todo apoio do nosso prefeito, professor Rodolfo Braga, e vice-prefeito, João Paulo de Souza. É uma conquista de todos, que destaca nosso trabalho e reafirma o papel de Várzea no desenvolvimento integrado dos 11 municípios que compõem a região”, afirmou.

O gestor executivo de Cultura e Turismo, William Paixão, também comemorou o avanço. “Começamos o ano com duas grandes conquistas: o lançamento da marca Turismo Várzea Paulista e a implantação da nossa primeira rota turística, a Rota das Orquídeas — marcos que abriram um novo capítulo para a cidade. Esses avanços deram ainda mais força à nossa entrada na Região Turística Negócios e Cultura, oficializada no 4º Fórum, em Caieiras. Desde então, seguimos crescendo: estruturamos o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), cuja lei está prestes a ser aprovada, e agora celebramos com muito entusiasmo a confirmação de que seremos sede do 5º Fórum de Turismo da RT em 2026. É um reconhecimento que nos enche de orgulho e que mostra, com clareza, que Várzea está dando passos firmes rumo a um futuro turístico vibrante, integrado e cheio de oportunidades”, declarou.

Potencial turístico e integração regional

O vice-prefeito e gestor de Governo e Administração, João Paulo de Souza, reforçou a importância da articulação regional e o potencial turístico e econômico de Várzea.

“A gente quer ficar à disposição de vocês, mas a nossa principal vontade aqui é de aprender com vocês. Com toda certeza, vocês já têm uma caminhada maior. Entendemos que Várzea Paulista tem uma vocação que precisa ser explorada. A gente fala muito da nossa Serra do Mursa, a proximidade muito grande com a capital, a Região Metropolitana da Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas. Tenho certeza de que nós, aqui da Região Metropolitana de Jundiaí, poderemos avançar muito”, afirmou.

Lideranças presentes

Também participaram da reunião o vice-presidente interlocutor da RT Negócios e Cultura e diretor cultural de Cajamar, José Roberto Negrão; o vice-prefeito de Franco da Rocha, Diego Hernandez; e a diretora do Departamento de Turismo de Várzea Paulista, Michele Camargo. Osasco e Barueri, que também integram a Região Turística, não enviaram representantes.