
Na tarde desta sexta-feira (20), a Unidade Gestora de Meio Ambiente, através da Equipe de Bem Estar Animal de Várzea Paulista, resgatou uma família de pitbulls após uma denúncia de maus-tratos. Os animais – um macho, uma fêmea e seus sete filhotes – estavam no Jardim América III.
A equipe recebeu a denúncia de maus-tratos por meio da Ouvidoria Municipal. Assim, após vistoria no local, os especialistas constataram que os animais estavam em situações precárias de higiene, alimentação e abrigo.



Com a denúncia confirmada, o grupo acionou a Guarda Civil Municipal (GCM), que deu apoio à ocorrência e conduzir os tutores até a delegacia. No local, os policiais elaboraram um Boletim de Ocorrência por maus-tratos e o caso será encaminhado para o Fórum.
[tdj-leia-tambem]
De acordo com o gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso, a situação dos animais era muito precária. “Os animais estavam em situação quase que de abandono total, sem a alimentação e abrigo adequados e os filhotes estavam muito debilitados”, explica. “Nós pedimos para que a população tenha cuidado e zelo com os seus animais, porque eles só nos oferecem amor, carinho e companheirismo e o mínimo que podemos fazer por eles é o mesmo”, alerta o gestor.


Todos os animais passaram por uma avaliação veterinária e receberam os devidos cuidados. Posteriormente, serão encaminhados para um lar temporário, até a decisão definitiva da justiça.
Denuncie
“Caso a população tenha conhecimento de algum animal em situação de maus-tratos, sejam eles de estimação, animais silvestres ou de grande porte, que faça uma denúncia para que possamos apurar e tentar da melhor maneira combater os maus-tratos no nosso município. É uma situação que não será aceita pela Unidade de Meio Ambiente”, explicou o gestor Peterson Afonso.
É possível realizar a ocorrência, entrando em contato com a Unidade de Meio Ambiente, por meio do telefone (11) 4606-8666. No entanto, em casos de cães e gatos, é necessário denunciar na Ouvidoria Municipal, por meio dos telefones 156 ou 4595-0037; WhatsApp, no número 94365-2884; e-mail: [email protected].