
Skatistas podem fazer suas manobras em uma nova área de Várzea Paulista: o skate park da Vila Popular. O espaço foi inaugurado oficialmente na manhã desta sexta-feira (05), pela Prefeitura. As rampas dão mais uma oportunidade de qualidade de vida, saúde e formação de skatistas da cidade. A pista é fruto de um convênio da Prefeitura com o Governo Estadual, por meio do programa 100% Esporte para Todos.
São 375 m², com rampa de 45°, rampas quarters de 4,8 e 6 metros de comprimento, rampa jump ramp e rampa spine. A Prefeitura fez o piso de concreto, limpeza e revitalização do entorno da pista e os módulos de skate foram custeados pelo Governo Estadual.
A Unidade Gestora Municipal de Obras gerenciou os trabalhos, que contaram com limpeza e pintura externa da parede do ginásio próxima à pista, feitas por uma equipe da Unidade Gestora de Esporte e serviços de limpeza realizados pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana. O investimento total foi de R$ 198.923,08.
O endereço é Rua Santa Catarina, s/n (ao lado do ginásio) — Vila Popular.
[tdj-leia-tambem]
Valorização do skate
Segundo o gestor municipal de Esporte, Leonardo Doria Lopes, a concretização do skate park é histórica. “Estamos muito felizes em receber mais uma praça esportiva em nossa cidade. Sabemos que skate é um esporte muito praticado em nosso país, mas, ao mesmo tempo, tem pouco incentivo. Por isso hoje estamos aqui, dando um passo muito importante, vendo a chegada dessa pista. Que possa ser utilizada da melhor maneira possível por todos os skatistas do bairro e da nossa cidade, como um todo. E, com isso, que possam sair novos skatistas, atletas da nossa cidade, para nos representar nos Jogos Regionais e, quem sabe, nas Olimpíadas também. Pessoal, aproveite a pista, cuide bem dela, porque ela é de vocês”, afirmou.
O vice-prefeito e gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pasqualino, lembrou que o trabalho iniciado na administração Juvenal Rossi, desde 2013, para deixar as contas em dia é importante para a cidade voltar a sonhar com mais investimentos em áreas como o esporte. A cidade tem potencial, segundo ele, que vê no skate park um sonho realizado. “Se Deus quiser, Várzea Paulista ainda vai ser a cidade do skate, porque eu me lembro de que, quando eu era criança, nossa cidade era celeiro de esportistas. Exportávamos jogadores de futebol, lutadores. E agora é a vez do skate”.
O skatista varzino Maicon Robson Alves já curtiu o skate park com o pequeno Rafael, filho dele. Para o atleta, a pista é um grande espaço, que poderá ser usado no desenvolvimento da garotada.