Obras em córrego
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Na quarta-feira (26), a cidade de Várzea Paulista (SP) deu início à recuperação das encostas do córrego da Rua Potiguara, na Vila Tupi, que sofreram deslizamentos devido às fortes chuvas do início do ano.

obra está sendo conduzida pela equipe da Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, com foco na estabilização dos taludes (encostas ao lado do córrego) utilizando materiais reciclados provenientes de demolições.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Estratégia sustentável para recuperação das encostas

A escolha de utilizar materiais reciclados não só contribui para a sustentabilidade, mas também gera economia. Segundo Renato Germano, gestor municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, a utilização de servidores municipais também colabora para reduzir custos.

“Se fôssemos contratar uma empresa para fazer essa estabilização, seriam gastos uns R$ 600 mil”, afirma o gestor.

[tdj-leia-tambem]

Obra inclui reparos no asfalto e drenagem de águas pluviais

A recuperação das encostas não é a única intervenção realizada. Parte do asfalto da via, que foi removido para a execução dos trabalhos, será recomposto, além da instalação de novos sistemas de drenagem para as águas das chuvas, como guias e sarjetas.

A previsão é que os serviços sejam concluídos em 30 dias, dependendo das condições climáticas.