
Em razão das mudanças causadas pela pandemia, em âmbito educacional, a Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista, em parceria com a empresa a J Brasil, desenvolveram a ferramenta PEAD (Plataforma de Ensino a Distância), que apresenta recursos tecnológicos para garantir o aprendizado dos alunos, mesmo remotamente.
O recurso foi implantado aos professores e alunos em 15 de abril do ano passado, e segue com novidades para incluir os responsáveis no aprendizado. “Contamos com alunos e famílias que dentro da sua facilidade em usar a ferramenta tecnológica também produziram vídeos caseiros de passo a passo para o acesso à plataforma, a fim de contribuir com os demais estudantes”, conta a gestora municipal de Educação, Magali Souza.
Estudantes que não conseguem acessar as ferramentas on-line recebem um conteúdo impresso feito com a participação dos professores. O material é retirado na escola, que faz as entregas seguindo todos os protocolos sanitários.
“O uso de novas tecnologias se tornou um grande aliado, pois elas favorecem a pesquisa, a comunicação e a interação entre os professores, familiares e estudantes”, destaca Magali. A Unidade de Educação equipou os professores com tablets, além de grupos de trabalho das unidades escolares estar mantendo contato constante, por várias ferramentas, inclusive canais de YouTube criados por professores, para compartilhar vivências.
Inovação no ensino
Professora da Rede Municipal de Ensino, da Cemeb Professora Juvelita Pereira, da Vila Real, Patrícia Pasqualini, participou de uma formação sobre tecnologia na educação a fim de aprimorar as técnicas de ensino à distância. Após o curso, Patrícia fez uma pesquisa para identificar maneiras de promover um ensino mais adequado à realidade de cada criança.
A pesquisa resultou na utilização do Padlet, recurso que cria aulas animadas com jogos, recursos do Canva, reuniões pelo Google Meet, usado em aulas e também para tirar dúvidas e a animação “Prô Paty”, que às vezes inicia as aulas para despertar as crianças e até mesmo explica parte do conteúdo ensinado.
O uso destes recursos tem sido satisfatórios. “Senti a liberdade dada pelos alunos e estreitei a relação com eles e os pais, para poder despertar a vontade de aprender com a tecnologia. Se o conteúdo não é atrativo, a participação das crianças não é a mesma. Hoje é muito bom ver que a maioria da turma está bastante interessada em progredir, melhorar”, ressalta Patrícia.
Reconhecimento
“A Professora Patrícia tem nos ajudado muito com as aulas on-line, e tira dúvidas das crianças pelo WhatsApp e Google Meet. As crianças têm adorado e somos eternamente gratas por isso”, conta Sara Ortiz, mãe da pequena Geovanna, 10 anos, da escola Professora Juvelita. A professora tem dois grupos de WhatsApp – um para os pais e outro para os alunos, assim mantém o vínculo de ensino.
A aluna Geovanna conta que tem gostado muito das aulas. “A professora Patrícia não deixa de falar com a gente pelo WhatsApp; em algumas aulas, fala pelo Google Meet, o que é muito legal! E ela fez até uma bonequinha (avatar) como se fosse ela”.
Telma Bispo, mãe da Mellina, 8 anos, da escola Padre Wilfrido, relata que achou que teria dificuldades para adaptar à nova ferramenta. “Quando eu tinha dúvidas, eu ligava na escola e eles me orientavam. E a professora Fabíola (de Oliveira Arteiro) também orientou, pois também há, na própria plataforma, uma caixa de diálogo com perguntas ao professor, e ela deu todo o apoio”, explica.
“Quero agradecer todo esforço e dedicação e comprometimento da professora Fabíola, pois, não só as crianças, mas os professores também estão se adaptando a esse novo, que vamos confiar que será temporário, e logo nossas famílias voltarão à rotina normal, e em segurança. E para deixá-los mais seguros vamos fazer uso da plataforma. Assim não expomos as crianças e adultos a esse vírus. E fique em casa quem puder. Deus abençoe todos”, conclui Telma.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		