
A Prefeitura de Várzea Paulista segue reforçando as ações de combate à dengue. No último sábado (26), a Unidade Gestora Municipal de Saúde realizou uma operação de controle químico com nebulizadores portáteis UBV nos imóveis situados às margens do córrego da Avenida Itália, no Jardim Promeca. A iniciativa visa eliminar mosquitos adultos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.
A atividade integra uma série de medidas adotadas no município para conter o avanço da doença, que já contabiliza 744 casos confirmados até 23 de abril, sendo 716 autóctones e 28 importados. A cidade também registra um óbito em decorrência da dengue: uma mulher de 76 anos, moradora do bairro Cruz Alta.
Ação estratégica baseada em dados epidemiológicos
A gestora da Unidade de Saúde, Maria Aparecida Ferreira Malta, destacou que a operação no Jardim Promeca é um desdobramento das ações realizadas anteriormente na Vila Popular, em locais como a Rua Maranhão e arredores.
“Continuaremos a realizar esta atividade enquanto perdurar a transmissão da Dengue em nosso município, direcionando nossas equipes, sempre em acordo a análise técnica dos dados epidemiológicos mais atualizados”, explica.
Prevenção ainda depende da população
Apesar da importância das ações com inseticidas, a Prefeitura reforça que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito. Isso significa não deixar recipientes expostos à chuva, como vasos, pneus, garrafas ou calhas entupidas, que podem acumular água parada.
A administração municipal alerta que o envolvimento da população é essencial para conter a proliferação do Aedes aegypti e reduzir os riscos à saúde pública.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]