
Nos dias 7 e 8 de junho, aconteceu a 6ª Conferência Municipal de Várzea Paulista, um evento de grande importância para o futuro da cidade. Promovida pela Prefeitura de Várzea Paulista, através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação, teve como tema central “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Diálogo aberto para construir um futuro melhor
O evento reuniu gestores públicos, munícipes e representantes da sociedade civil em um ambiente de diálogo aberto e construtivo. O objetivo principal era discutir e propor soluções para os principais desafios urbanos de Várzea Paulista, com foco em cinco eixos temáticos: mobilidade urbana, saneamento básico, segurança pública, habitação e regularização fundiária, e sustentabilidade ambiental e emergências climáticas.
Mobilizando a comunidade
O gestor de Urbanismo e Habitação, Frederick Merten, enfatizou a importância da participação popular na construção de um futuro melhor para Várzea Paulista. “A participação da sociedade é fundamental para que, em conjunto com o Poder Público, sejam apresentadas soluções e propostas que auxiliem na construção de uma cidade mais inclusiva, democrática e sustentável, levando em consideração a vivência do morador”, ressaltou Merten.
Saneamento básico
O eixo de saneamento básico, coordenado pelo diretor regional da Sabesp, Alexandre Angela, contou com a participação ativa dos presentes na discussão de propostas para a melhoria dos serviços prestados na cidade. “Propostas importantes para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade do serviço prestado na cidade”, afirmou Angela.
Sustentabilidade ambiental em foco
O gestor de Meio Ambiente, Peterson Afonso, mediou a discussão sobre o eixo de sustentabilidade ambiental, destacando a importância da educação ambiental bem como da preservação ambiental para o desenvolvimento sustentável da região. “É importante que possamos apresentar propostas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e preservação ambiental que abranjam toda a nossa região, pois só assim conseguiremos alcançar o equilíbrio e harmonia”, declarou Afonso.

Temas eleitos durante a Conferência de Várzea Paulista
Ao final das discussões, foram eleitos os seguintes temas prioritários para cada eixo, que serão levados a Conferência Estadual das cidades:
- Mobilidade urbana: incorporação da fiscalização do transporte municipal às Regiões Metropolitanas.
 - Saneamento básico: Programa de Crédito Verde para incentivar a iniciativa privada na adoção de políticas de sustentabilidade ambiental.
 - Segurança pública: criação e implantação de Programa de Cultura de Paz nas escolas municipais.
 - Habitação e regularização fundiária: criação de Programa de acessibilidade universal em áreas públicas.
 - Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas: Programa de Educação e Políticas Públicas para o descarte correto de entulho e uso dos ecopontos.
 
Delegados eleitos para representar Várzea Paulista na Conferência Estadual
Os delegados que representarão Várzea Paulista na 7ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá nos dias 5 e 6 de julho no Memorial da América Latina, em São Paulo, foram eleitos durante a conferência municipal. São eles:
- Alexandre Angela
 - Arcilei Célio Gabriel
 - Camila Gabriel Dutra de Vasconcelos
 - Cristiano Vargas
 - Edmilson Jesus Giovani
 - Emerson Manuel da Silva
 - Frederick Merten
 - Getúlio Canuto Vieira
 - Jesus Aparecido Amadeu
 - José Maria dos Anjos
 - Luzia Mendes dos Santos
 - Marco Momenté
 - Priscila Spiandorin