
Com o intuito de ampliar o trabalho prestado pela Guarda Civil Municipal (GCM), a Prefeitura de Várzea Paulista promoveu o curso preparatório para os novos Guardas. A capacitação aconteceu nesta segunda-feira (12), no Espaço Cidadania.
A ação prática e teórica é um oferecimento da EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor), em parceria com a corporação de segurança municipal. De acordo com a gestão municipal, curso tratou sobre as diretrizes básicas, hierarquia, disciplina, estatuto e ética profissional da guarda.
Os GCMs Eretuza, Valdemir, Matos e Santana ministram o curso, junto do procurador Eduardo Lima de Carvalho e do corregedor Marcelo Rezaghi. De acordo com o gestor executivo municipal de Segurança Pública, Dr. Ricardo Rodrigues, com a chegada dos novos guardas, Várzea Paulista terá mais viaturas nas ruas. Assim, a iniciativa dá mais estrutura para a GCM e quem ganha é a população e a cidade. “É necessário que eles passem por esse treinamento, pois o bom treinamento faz com que eles saiam daqui com conhecimento e mais preparados para a rua, onde eles enfrentarão ações diversas”, explicou Rodrigues.
De acordo com a pedagoga da EGDS, Ana Letícia Zuliano, para chegar até essa etapa, os novos guardas passaram por prova teórica, prova física, teste psicológico, exames médicos e admissionais. “Esse curso vai prepará-los sobre os sistemas básicos que eles têm que saber para passar pela academia da guarda, onde eles vão aprender mais a fundo qual o papel deles sobre a legislação e princípios básicos”, comentou.
[tdj-leia-tambem]