Ecoponto
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Com a chegada das festas de fim de ano, muitas pessoas aproveitam para reformar suas casas ou adquirir móveis novos. No entanto, isso levanta uma dúvida importante: como descartar os entulhos e materiais antigos de forma correta? Em Várzea Paulista, a população conta com o Ecoponto, um serviço gratuito que permite o descarte adequado de diversos tipos de materiais.

Ele está localizado na Rua Atroaris, 348, no Jardim Continente, junto à Usina de Asfalto. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h, e aos sábados, das 8h às 13h. A população pode descartar gratuitamente materiais como entulhos, móveis, eletroeletrônicos, recicláveis e muito mais.

Nesta sexta-feira (3), o local registrou uma grande movimentação. O morador do Parque Guarani, Antônio Bueno, levou entulhos provenientes de uma reforma em sua casa. “Sempre trago os restos de construção aqui. Já trabalhei com reciclagem e sei o quanto é importante fazer o descarte correto”, declarou ele.

A família Muniz, da Vila Popular, também utilizou o serviço. Eles descartaram um guarda-roupa antigo e relataram a experiência positiva. “Já trouxemos nosso antigo sofá. Desmontamos e descartamos aqui. É muito tranquilo utilizar o serviço”, afirmou Caio, que esteve acompanhado de sua esposa Tatiana e da filha Ana Beatriz, de 3 anos.

Materiais aceitos no Ecoponto

O Ecoponto é preparado para receber uma grande variedade de materiais. Confira a lista:

  • Materiais de construção: pisos, areia, blocos cerâmicos, blocos de concreto, concreto, reboco e telhas de cerâmica.
  • Outros materiais: gesso, vidro, metais, pneus, louças, móveis, madeira, papel, papelão, plásticos, óleo de cozinha, eletrônicos e eletroeletrônicos.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Cada munícipe pode levar até 1 metro cúbico de entulho por mês. Para se ter uma ideia, uma caçamba comum tem capacidade para 5 metros cúbicos. No caso do gesso acartonado (placas), é necessário separá-lo de outros materiais ou do gesso em pó. Não há limites para o descarte de gesso.

Televisores e monitores com tubo de imagem só serão aceitos se estiverem inteiros. Partes separadas desses itens não podem ser descartadas no Ecoponto.

Materiais não aceitos

Apesar de sua ampla variedade de itens aceitos, o Ecoponto tem algumas restrições. Confira os materiais que não podem ser descartados:

  • Pilhas, colas, óleos, tintas, tecidos, resinas e baterias.
  • Amianto, lâmpadas, lixo industrial, hospitalar e doméstico.
  • Animais mortos, produtos químicos, materiais orgânicos e contaminados.

Para informações sobre o descarte desses materiais, os munícipes podem entrar em contato com a Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (11) 4606-8673, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

[tdj-leia-tambem]