Telenfermagem realizada em Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Na primeira semana de atendimento da telenfermagem, cerca de mais de 900 ligações foram realizadas pela equipe de enfermagem. O serviço consiste no contato telefônico a pacientes que passaram por consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo o gestor de Saúde, Fernando Collange, a rotina do programa é de suma importância e os resultados são satisfatórios. “Mesmo nos primeiros dias de funcionamento, a equipe está conseguindo mensurar os níveis de satisfação dos usuários, bem como podendo orientá-los melhor quanto aos fluxos da rede”, explica. “Desta forma, os pacientes se sentem acolhidos e são orientados e conduzidos após análise de suas demandas”, conta o gestor.

[tdj-leia-tambem]

Para a enfermeira Mariana Borri, que compõe a equipe do Telenfermagem, a iniciativa tem surpreendido os munícipes. “Conforme vamos conversando com o paciente, eles vão entendendo a iniciativa e assimilando como funciona o serviço. O trabalho vai fortalecer o vínculo do munícipe com a equipe das UBSs”, afirmou a enfermeira. 

Avança Saúde

Em fevereiro, a Prefeitura de Várzea Paulista aderiu ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISMETRO) e criou o Programa Avança Saúde, que garante atendimento clínico, pediátrico e ginecológico em 100% das 12 Unidades Básicas de Saúde.