
Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Várzea Paulista assinou o contrato de adesão ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).
Isso significa que a cidade poderá fortalecer serviços como consultas médicas, exames, e poderá desburocratizar contratação de profissionais da Saúde, assim, flexibilizando o uso dos serviços os munícipes.
O Cismetro já está presente em 21 cidades, com 847 empresas de saúde credenciadas e mais de 7 anos de atuação. Com a adesão de Várzea Paulista, a cidade passa a ter, de imediato, maior oferta de exames e consultas.
Várzea Paulista é a única cidade da Região Metropolitana de Jundiaí a aderir à ferramenta que facilita o acesso a serviços de Saúde. “Sabemos que nem sempre será tudo perfeito, mas vamos continuar trabalhando a Saúde como prioridade”, destacou o prefeito Professor Rodolfo.
O que muda?
Com a adesão, os moradores de Várzea Paulista serão contemplados com novidades como:
- Exames de Imagem (como Raio-X);
- Exames Laboratoriais;
- Mais consultas médicas;
- Procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade;
- E Recursos Humanos.
A expectativa é que, em 2022, Várzea Paulista proporcione mais de 20 mil consultas com diversos especialistas, como dermatologistas, ginecologistas, infectocontagiosas, psicólogos e mais.

O hospital da cidade está em fase de obras, mas a Prefeitura de Várzea Paulista busca melhorar as ofertas de serviços de saúde antes mesmo disso. De acordo com Elcio Ferreira Trentin, representante do Cismetro, a ferramenta não substitui o atendimento de Várzea Paulista.
“O consórcio é uma ferramenta auxiliar e complementar. Ele não substitui e não deve substituir a estrutura de saúde da cidade. Ele complementa e auxilia justamente para facilitar esse atendimento”, explicou. Esse reforçou que a permanência da equipe atual de atendimento da cidade. Ou seja, as novidades devem incluir mais profissionais para atendimentos específicos.
Além de gestores municipais e representantes da Saúde de Várzea Paulista, também participou da cerimônia de adesão ao convênio o deputado federal Miguel Haddad.