
Várzea Paulista se tornou referência após zerar as filas do CadÚnico. Na manhã da última terça-feira (25), a gestora executiva municipal de Desenvolvimento Social, Mônica Pazoto, e a coordenadora municipal do CadÚnico, Daniele Simoni, participaram de um evento em Itatiba.
As 48 cidades que presentes contaram suas experiências. Além disso, as 24 que cumpriram as metas em relação ao CadÚnico em 2022 relataram as ações realizadas para atingirem o objetivo.
Destaque para Várzea Paulista
Durante o evento, a coordenadora apresentou as estratégias e ações da gestão de Várzea Paulista, e os participantes do evento parabenizaram a cidade. “Nossa equipe se empenhou muito. Dessa forma, conseguiu zerar a fila de espera do Cadastro Único. Desde então, os cidadãos de Várzea Paulista são atendidos prontamente ao chegarem ao local”, comentou Daniele.
A diretora da Drads Regional Campinas, Janete da Silva Lopes, usou Várzea Paulista como exemplo em seu discurso. “Não temos um formato a ser seguido, mas Várzea Paulista mostra uma possibilidade, pois serve como um exemplo do que pode ser feito. A equipe se sentou, juntou-se e fez acontecer, dando um passo de cada vez, e conseguiu chegar ao objetivo de zerar a fila”, disse.
[tdj-leia-tambem]
Atendimento CadÚnico
O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ainda que criado pelo Governo Federal, o sistema é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.
Os cidadãos inscritos no CadÚnico conseguem participar de diversos projetos sociais, como o Bolsa Família, programas habitacionais, Auxílio Emergencial, Tarifa Social de Água e mais.
A Central do Cadastro Único de Várzea Paulista atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua Eduardo de Castro, 655 — Vila São José. Para receber atendimento, é necessário comparecer com os seguintes documentos de todos membros da família maiores de 18 anos:
- RG (obrigatório para membros da família a partir dos sete anos);
- CPF (obrigatório para membros da família a partir dos sete anos);
- Título de eleitor;
- Certidão de nascimento ou casamento, ou termo de averbação;
- Carteira de trabalho (mesmo que esteja sem registro);
- Último holerite ou comprovante de aposentadoria (caso trabalhe registrado ou aposentado);
- Comprovante de residência atual (conta de luz, água, extrato de banco, conta de celular, antena digital, etc.).