Vereadores de Várzea travam obras para melhorias da cidade
Vereadores de Várzea travam obras para melhorias da cidade

A Câmara Municipal de Várzea Paulista desautorizou na sessão da última terça-feira (6), após volta do recesso, o projeto de autoria do Executivo, que tinha como objetivo celebrar o investimento de R$ 3 milhões em obras e aquisição de novos equipamentos.

O valor seria aplicado em importantes avanços para a cidade, como a compra de novos equipamentos para o setor de infraestrutura, entre eles a possibilidade da compra da nova máquina que realiza a conservação de vias com caraterísticas rurais, como os bairros São Guido, Mursa, Santa Marta e Gauchinha.

De acordo com funcionários do setor de Infraestrutura, a única máquina hoje utilizada nas vias rurais, a “Patrol” está com 26 anos de uso, e já gera grandes custos com consertos.

Outra parte do valor seria destinada para a construção de um túnel embaixo da linha férrea (evitando enchentes na região do jardim do Lar e Primavera) e o restante seria investido em obras complementares no entorno do córrego Bertioga, tais como pavimentação da Av. Bertioga e outras demandas que não fazem parte do Convênio com o Governo Federal.

As obras foram retomadas por uma nova empresa e estão em andamento: a ampliação da passagem de água sob a linha a Av. Fernão Dias Paes Leme já a partir do dia 20 de julho e em paralelo as obras do piscinão na cabeceira do córrego.

O projeto reprovado previa um empréstimo de um valor que representa 4,5% dos 70 milhões passíveis junto ao Governo Federal, de acordo com a avaliação do banco, após a conquista do equilíbrio fiscal, o financiamento com juros de 6% ao ano e carência de 24 meses.

O Gestor Municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, entende que houve alguma falha de entendimento dos reais objetivos desses investimentos, e que as opções da compra de novas máquinas e veículos permitiria o aumento da capacidade de trabalho em manutenções e zeladoria, além de evitar gastos com manutenções de veículos que já não oferecem boa relação custo benefício.

“Pelo o que conheço dos vereadores que não votaram a favor, tudo leva a crer que houve algum equívoco, não me parece que votariam contra um investimento tão importante, não por algum ruído de comunicação ou falha de entendimento do projeto, acredito”, afirma.

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Josué Vieira Santana, Gestor de Obras e Urbanismo chama atenção para a importância da ampliação da passagem de água embaixo da linha férrea, e alerta que sem essa intervenção e após a ampliação sob a Av. Fernão dias, as enchentes na região do Jardim do Lar e Jardim Primavera serão inevitáveis.

Complementa, ainda, que o projeto do Executivo prevê aprovação de três túneis sob de estrada de ferro, mas a necessidade, em curto prazo, é de construir somente um túnel.

Sobre as obras complementares no entorno do córrego, ele afirma que o projeto aprovado em execução através de Convênio com o Governo Federal não inclui diversas pequenas obras, mas que precisarão ser feitas para entregar a obra e vias do entorno de maneira completa. A prefeitura poderá alterar projeto e pedir nova autorização.