
O governo federal anunciou neste ano, irá fazer a antecipação do pagamento do 13º salário de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), assim como em 2020 e 2021. A medida foi anunciada pelo governo federal dentro do pacote chamado de Programa de Renda e Oportunidade nesta quinta-feira (17). Ao todo, serão injetados cerca de R$ 56,7 bilhões na economia com a antecipação a cerca de 30,5 milhões de benefícios.
A primeira parcela do 13º será paga em abril, 13º equivale a exatamente a metade do valor do benefício mensal para os segurados que já estavam aposentados em janeiro deste ano. A segunda será paga em maio, juntamente com os benefícios dessa competência. Tradicionalmente, o 13º das aposentadorias e pensões do INSS é pago apenas no segundo semestre (entre agosto e novembro), e nela há os descontos de Imposto de Renda, para quem tem que pagar. Quem passou a receber o benefício depois de janeiro ganha os valores de forma proporcional.
[tdj-leia-tambem]
Segundo o g1, tem direito a receber o 13º salário todos os segurados do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.
A gratificação não é paga a quem ganha benefícios assistenciais como o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e Renda Mensal Vitalícia.
O segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.