Cerimônia de formatura ocorreu na última quarta-feira (02). (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)
Cerimônia de formatura ocorreu na última quarta-feira (02). (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) realizou mais uma formatura nesta quarta-feira (02), no Parque da Uva. Mais de 448 certificados foram emitidos e alunos de 29 turmas concluíram seus cursos de qualificação pessoal das áreas de Gastronomia, Artesanato, Beleza e Estética, Moda, Serviços e Equinocultura.

Maria Aparecida dos Santos, de 55 anos, se dedica ao tratamento da mãe. Através do Funss, ela fez o curso de Cuidador de Idosos, profissão que pretende exercer no futuro. “A doença de Alzheimer é bastante delicada e, no curso, aprendi técnicas que proporcionam qualidade de vida, conforto e bem-estar. Cheguei com a finalidade de conhecer e fazer o melhor para ela e saio com a vontade de, também, atuar neste segmento”.

Célia Aparecida de Toledo fez os workshops de Modelagem e Hambúrguer Gourmet. “Busquei com a proposta de fazer o alimento para a minha família. Todos adoraram as receitas e, principalmente, a economia da casa, uma vez que eu deixo de comprar diversos produtos porque, agora, eu tenho habilidade para preparar”.

[tdj-leia-tambem]

Quem já trabalha, mas busca por aprimoramento também encontra oportunidade nos cursos oferecidos. Esse foi o caso de Daniela Bertino Ventura, que trabalha com a produção de doces e salgados há quatro anos. “Aprendi a modelar a coxinha de maneira mais fácil e uma receita de massa que fez a diferença. Estou sempre atenta aos novos cursos porque gosto muito da qualidade que é oferecida aqui”.

O prefeito Luiz Fernando Machado esteve presente na cerimônia de formatura e reforçou a importância da profissionalização. “O mercado de trabalho está em constante evolução e é necessário fazer diferente. Por isso, nossa ação é voltada para transformar talentos em oportunidades de geração de renda”.

Também participaram do evento a coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza, professora Clara Magalhães; o gerente Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Jundiaí, Mauro de Nardi Costa; o vereador Cristiano Lopes; e Rodrigo Andrade Rocha, representando o Ensino Social Profissionalizante (ESPRO).

Fundo Social

O Fundo Social de Solidariedade já disponibilizou, de janeiro até o mês de setembro, 7.530 vagas gratuitas em cursos, workshops e oficinas. “Destas mais de 7 mil, 1.596 vagas foram descentralizadas aos bairros com o objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento e integrar a comunidade. Todos os cursos são gratuitos e com o mesmo conteúdo programático das aulas realizadas nas dependências do Fundo Social”, concluiu Francine Picardi, diretora do Funss.