
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, as vendas de Dia dos Pais de 2021 devem ser 4,3% melhores do que no ano passado. A previsão de crescimento considera dados históricos e confirma o processo de recuperação econômica que ocorre desde maio de 2021.
A pesquisa do Instituto de Dados da ACE foi realizada entre 21 e 24 de julho, e ouviu 736 pessoas nas principais vias do Centro e de regiões comerciais de Jundiaí, como Vila Hortolândia, Vila Arens, Ponte São João e região do Maxi Shopping e Jundiaí Shopping.

Dos entrevistados, 60,6% declararam que irão comprar presentes no Dias dos Pais, e 2,2% já compraram. “Os consumidores estão mais otimistas, seis a cada 10 pessoas pretendem presentear os pais”, afirma o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro.
“Estes dados nos dão a esperança de que a economia e a vida das pessoas estão voltando à normalidade. Acreditamos que a tendência é de dias melhores nos próximos meses”, disse Mark.
Impactos da campanha de vacinação
Além disso, a pesquisa apontou que o consumidor está mais confiante, o que é reflexo do avanço da vacinação contra Covid19, que atingiu, neste mês, a marca de 50% da população do Estado de São Paulo vacinada com a primeira dose.
Também houve leve queda do isolamento social da população. “Representa mais pessoas nas ruas, com menos medo e dispostas a fazer compras, o que reflete diretamente nos bons números do varejo”, explica o presidente da ACE.
[tdj-leia-tambem]
Presentes mais citados
Através da pesquisa da ACE, 38,9% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar roupas; 27,4% sapatos; 5,4% eletrônicos. Os outros responderam com opções como artigos para casa, beleza e saúde, construção e ferramentas, bebidas e acessórios, livros, artigos esportivos.
A maioria das pessoas que declararam que pretendem comprar presentes tem a intenção de gastar entre R$ 100 e R$ 500 (67,4%). Ainda 57,6% dos entrevistados afirmaram que não pretendem comprar presente porquê o pai já é falecido.
Formas de Pagamento
A maioria (77,9%) dos entrevistados declarou que pretende pagar o presente para os pais à vista, sendo 54,4% em dinheiro e 23,5% no cartão de débito.
Outras formas citadas são: cartão de crédito (21,6%), carnê ou crediário (0,2%) e Pix (0,2%). Das pessoas que pretendem parcelar, seja em cartão de crédito ou carnê/crediário, a maioria (81%) pagará em duas parcelas.
Confira a pesquisa completa no link acejundiai.com.br/instituto-de-pesquisa-pesquisas-realizadas/.