Centro de Jundiaí
Foto: Reprodução

A Associação Comercial Empresarial (ACE) encaminhou à Prefeitura de Jundiaí um ofício solicitando a alteração do horário de funcionamento permitido para o comércio da cidade. O Governo de São Paulo determinou a abertura das 11h às 19h para os comércios de rua.

No entanto, de acordo com o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro, esse cronograma não atende as necessidades dos empresários.

“Solicitamos que, assim como ocorreu com os shoppings, a Prefeitura de Jundiaí também altere o horário de funcionamento do comércio de rua, antecipando a abertura das lojas em uma ou duas horas, ou seja, para 9h ou 10h”, defende Monteiro. “Abrir após 17h30, neste período do ano, é inviável porque o fluxo de pessoas nas ruas é bem reduzido.”

Reunião com o governador

Nesta semana, o Governador de São Paulo, João Doria, se reuniu de forma virtual com entidades ligadas ao comércio, que apresentaram propostas para minimizar os impactos da pandemia da Covid19.

Durante o encontro, as entidades solicitaram que nenhum setor do comércio feche novamente e que, em caso de regressão do Plano SP, novas alternativas sejam encontradas para auxiliar os empresários. “O que o comércio precisa neste momento é de planejamento e esta instabilidade, de hora fecha e hora abre, prejudica a todos”, comentou Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Outra reivindicação foi a possibilidade de definir o horário de funcionamento do comércio, nesta fase de transição e nos demais períodos do Plano SP, compreendendo as realidades de cada município. Para as entidades, cada região tem uma dinâmica e, por isso, não é possível definir uma regra padrão. A proposta é para a criação de microrregiões dentro do plano de retomada.

[tdj-leia-tambem]

A manutenção do delivery e da retirada de mercadorias, em qualquer circunstância, foi mais uma proposta defendida durante a reunião. Doria confirmou que os serviços de entrega e retirada não serão mais proibidos, em nenhuma circunstância.

Cotait reforçou que a rede ACE está à disposição para realizar uma campanha de conscientização sobre o uso de máscara e de álcool gel, higienização das mãos e vacinação, em parceria com o Estado. “Vamos desenvolver uma campanha que demonstrará que todos nós estamos unidos em torno da retomada da economia e contra o Covid-19”, salientou o governador.

Doria informou que a tendência atual, com a estabilidade dos casos e mortes da Covid19, após o período de restrição mais rígida, é que o comércio não feche novamente. Contudo, ressaltou que a decisão caberá ao comitê de saúde.