
O Banco Central (BC) está avançando no desenvolvimento de um novo sistema de pagamentos instantâneos: ele deverá substituir os atuais métodos de transferência bancária por uma tecnologia mais rápida, barata e que funcione 24 horas por dia.
Duas das formas mais comuns de transferir recursos entre contas bancárias são a TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Ordem de Crédito).
O DOC permite enviar até R$ 4.999,99 e chega ao destino no próximo dia útil. Já a TED não tem limite e é enviado ao destinatário em alguns minutos. Ambos, no entanto, só funcionam em dias úteis, das 6h30 às 17h.
A decisão de desenvolver o sistema vai permitir que bancos e fintechs (empresas de tecnologia do setor financeiro) possam dar continuidade à definição de seus modelos de negócios para o pagamento instantâneo.
O custo da transferência é definido pelos bancos para cada operação ou tem o valor incluído em um pacote de serviços. Com o sistema de pagamentos instantâneos, a expectativa do Banco Central é que haja redução desses custos para os clientes.
Segundo o BC, também haverá redução de custos para empresas que recebem as transferências. No caso de um lojista, por exemplo, a redução no número de intermediários vai significar menor custo de aceitação em relação aos demais instrumentos de pagamento.
O BC diz que o estabelecimento comercial precisará ter somente um código único de identificação para permitir que seus clientes façam a leitura desse código por meio de seus smartphones. Nesse código estarão contidas todas as informações necessárias para que os recursos sejam transferidos instantaneamente.
Segundo o Banco Central, iniciar um pagamento instantâneo deverá ser tão simples quanto selecionar uma pessoa na lista de contato do telefone celular. Isso porque não haverá a necessidade de inserir informações como número do banco, da agência e da conta e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do recebedor.
Para fazer o pagamento instantâneo, serão necessários um smartphone, uma conta em um prestador de serviço de pagamento (PSP) da escolha do consumidor e o aplicativo.
(Agência Brasil)