Banco Central criará sistema de transferências instantâneas
Connect with us

Economia

Banco Central criará sistema de transferências instantâneas

Intuito é substituir os métodos TED e DOC para um que funcione 24 horas e em poucos segundos

Published

on

Banco Central criará sistema de transferências instantâneas
Pagamento instantâneo será feito por meio de um smartphone (Foto: Pixabay)

O Banco Central (BC) está avançando no desenvolvimento de um novo sistema de pagamentos instantâneos: ele deverá substituir os atuais métodos de transferência bancária por uma tecnologia mais rápida, barata e que funcione 24 horas por dia.

Duas das formas mais comuns de transferir recursos entre contas bancárias são a TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Ordem de Crédito).

O DOC permite enviar até R$ 4.999,99 e chega ao destino no próximo dia útil. Já a TED não tem limite e é enviado ao destinatário em alguns minutos. Ambos, no entanto, só funcionam em dias úteis, das 6h30 às 17h.

A decisão de desenvolver o sistema vai permitir que bancos e fintechs (empresas de tecnologia do setor financeiro) possam dar continuidade à definição de seus modelos de negócios para o pagamento instantâneo.

O custo da transferência é definido pelos bancos para cada operação ou tem o valor incluído em um pacote de serviços. Com o sistema de pagamentos instantâneos, a expectativa do Banco Central é que haja redução desses custos para os clientes.

Segundo o BC, também haverá redução de custos para empresas que recebem as transferências. No caso de um lojista, por exemplo, a redução no número de intermediários vai significar menor custo de aceitação em relação aos demais instrumentos de pagamento.

O BC diz que o estabelecimento comercial precisará ter somente um código único de identificação para permitir que seus clientes façam a leitura desse código por meio de seus smartphones. Nesse código estarão contidas todas as informações necessárias para que os recursos sejam transferidos instantaneamente.

Segundo o Banco Central, iniciar um pagamento instantâneo deverá ser tão simples quanto selecionar uma pessoa na lista de contato do telefone celular. Isso porque não haverá a necessidade de inserir informações como número do banco, da agência e da conta e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do recebedor.

Para fazer o pagamento instantâneo, serão necessários um smartphone, uma conta em um prestador de serviço de pagamento (PSP) da escolha do consumidor e o aplicativo.

(Agência Brasil)

Economia

Rafael Cervone destaca os impactos dos juros altos na economia brasileira

Segundo o presidente do CIESP, medidas desestimulam investimentos e consumo, dificultando o crescimento da economia e a geração de empregos

Published

on

Rafael Cervone é presidente do CIESP
Rafael Cervone é o presidente do CIESP. Foto: CIESP/Divulgação

O presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Rafael Cervone, critica a manutenção da taxa Selic em 10,5% ao ano, anunciada pelo Banco Central (BC) na última quarta-feira (19). Segundo ele, essa medida, que coloca o Brasil entre os cinco países com os juros mais altos do mundo, "desestimula o crédito para investimentos e o consumo,…

Continue Reading

Empregos

MRV Construções tem mais de 60 vagas de emprego em Jundiaí

As vagas são para estágio de engenheiro civil, servente de obras, auxiliar de limpeza, auxiliar técnico de engenharia, encarregado de obras, pedreiro e mais. Confira.

Published

on

Construtora abre vagas de emprego em Jundiaí
Foto: Canva

A MRV, gigante da construção civil na América Latina, está com diversas vagas de emprego em Jundiaí. Os interessados poderão participar do processo seletivo através de uma entrevista de emprego no Espaço Jundiaí Empreendedora. O espaço fica no Piso G3 do Maxi Shopping e oferece milhares de vagas de emprego em Jundiaí. Para participar da entrevista para as oportunidades na…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 4.600 vagas de emprego nesta segunda-feira (24)

Há vagas para analista de marketing, analista fiscal, cozinheiro geral, ajudante de obras, técnico de laboratório industrial, analista de RH e mais.

Published

on

Carteira de Trabalho simboliza vagas de emprego abertas em Jundiaí
Confira e candidate-se (Foto: Reprodução)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. Além disso, as oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (24), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 4.600 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Analista de Recursos Humanos na Proativa Recursos Humanos LTDA…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí Empreendedora reúne empresas e jovens na Maratona do Estágio CIEE

O evento teve 120 vagas de aprendizagem e estágio para estudantes a partir de 14 anos de idade.

Published

on

Maratona do Estágio CIEE
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em busca de impulsionar a inserção de jovens no mercado de trabalho, as Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), por meio do Espaço Jundiaí Empreendedora, de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) se uniram para realizar a Maratona do Estágio CIEE nos dias 19 e 20 de junho. O evento,…

Continue Reading

Empregos

Coca-Cola tem vagas de emprego para PCDs e mulheres em Jundiaí

Há também oportunidades pelo Jundiaí Empreendedora. Saiba mais e candidate-se.

Published

on

Mulher que trabalha na Coca-Cola de Jundiaí, representando vagas de emprego para PCDs e mulheres na empresa
Foto: Reprodução/Coca-Cola FEMSA Brasil

A Coca-Cola FEMSA Brasil, gigante na produção de bebidas, está com vagas de emprego para PCDs (Pessoas com Deficiência em Jundiaí). A empresa, que detém a maior fábrica da Coca-Cola no mundo em volume de produção, busca (PCDs) para o cargo de ajudante operacional. Mais vagas de emprego na Coca-Cola de Jundiaí Além disso, a empresa oferece oportunidades para coordenadora…

Continue Reading