
O comércio varejista de Jundiaí e Região vive um período de otimismo com a proximidade da Black Friday e o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), Edison Maltoni, os indicadores apontam para um cenário favorável às vendas de fim de ano.
“Temos um mercado de trabalho positivo, com geração de empregos com carteira assinada que aumenta o contingente de consumidores com capacidade de fazer compras na Black Friday. Para reforçar esse cenário, ainda temos a injeção de recursos do décimo terceiro salário na economia que tende a ser maior e beneficiar as vendas da Black. Então essas perspectivas trazem um cenário positivo”, sinaliza Maltoni.
Black Friday ganha força e ocupa todo o mês
Inicialmente restrita ao varejo online e concentrada apenas em alguns dias, a Black Friday ampliou sua relevância no mercado brasileiro. Hoje, a data movimenta praticamente todo o mês de novembro, impulsionando campanhas, abrindo espaço para experiências no varejo físico e estimulando o consumo de forma antecipada.
“Essa é uma forma de manter os consumidores atento as promoções e também é uma estratégia para evitar gargalos na logística. As ofertas mais atrativas podem ser destacadas na semana da Black Friday”, exemplifica Maltoni.
Essa intensificação das promoções contribui para a descentralização das vendas de Natal. Com consumidores antecipando suas compras, comerciantes passaram a investir em estratégias mais profissionais, atendimento aprimorado, logística reforçada e maior integração digital — fatores que consolidaram novembro como um dos melhores meses do calendário econômico.
13º salário deve trazer novo fôlego às vendas
Outro ponto destacado pelos representantes do setor é o impacto direto do 13º salário. Em 2025, a primeira parcela será paga em 30 de novembro, coincidindo com o período da Black Friday, que acontece no dia 28.
“No Estado de São Paulo, a FecomercioSP projeta uma alta de 3,0% para as vendas do mês de novembro e considerando o comportamento recente do varejo da região de Jundiaí, é provável que as vendas se comportem de maneira semelhante. Assim, a Black Friday de 2025 deve ser positiva, porém não exuberante. O varejo cresce, mas cresce ‘com freio de mão levemente puxado’”, pontua Edison Maltoni.
Desempenho do varejo e análise econômica
O varejo da região de Jundiaí acumula alta de 8,6% nas vendas nos últimos 12 meses até agosto. Ainda assim, a expectativa para novembro é de um crescimento mais moderado, acompanhando a tendência nacional influenciada por juros elevados, endividamento das famílias e aumento da inadimplência.
Na avaliação do economista do Sincomercio, Jaime Vasconcellos, mesmo com o cenário desafiador, novembro deve continuar avançando. “Apesar de novembro continuar mais forte que os meses anteriores de 2025, espera-se que o avanço do setor fique até 3% em relação a 2024, abaixo do acumulado de 7,7% entre janeiro e agosto deste ano, demonstrando continuidade na perda de ritmo mais recente.
Ainda assim, a expectativa positiva se deve ao impacto do pagamento do 13° salário (somente no município de Jundiaí, prevê-se movimentação de mais de R$ 950 milhões), aliado ao aumento do emprego e à proximidade com a Black Friday, o que pode beneficiar as vendas locais.”
Horário especial no comércio
Para estimular ainda mais o consumo, o Sincomercio confirmou que os lojistas poderão aderir ao horário especial entre os dias 24 e 29 de novembro. A medida está prevista na cláusula 48 da Convenção Coletiva de Trabalho, válida pela Semana do Consumidor, que autoriza funcionamento das lojas das 9h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 18h aos sábados.
“A extensão do horário é opcional, mas boa parte dos comerciantes demonstra interesse pelas boas expectativas de vendas já que o consumidor conta com as promoções para fazer suas compras de final de ano. Outra vantagem é a proximidade com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário”, avalia Edison Maltoni.