Com história de superação, Wilson Poit inspira público em palestra no CIESP Jundiaí
Connect with us

Economia

Com história de superação, Wilson Poit inspira público em palestra no CIESP Jundiaí

Autor do livro “O não você já tem, então vá à luta” falou sobre sua história de vida e inspirou pessoas a empreenderem

Published

on

Atualizado há

À esquerda, público acompanhando palestra; à direita, Wilson Poit em pé segura microfone, com foto ampliada
Wilson Poit durante palestra no Ciesp Jundiaí (Foto: Divulgação)

Autor do livro “O não você já tem, então vá à luta” que deu título à palestra nesta quarta-feira (13), no CIESP Jundiaí, Wilson Poit, superintendente do Sebrae SP, contou sua história de vida, da infância pobre em Rinópolis, no interior de São Paulo, para o sim com a Poit Energia, empresa vendida em Londres, em 2012, por cerca de R$ 400 milhões.

Há quem não consiga se livrar de uma realidade de dificuldades e há quem a supere: Wilson Poit está no segundo time, com uma história de superação, empreendedorismo e perseverança.

Poit acredita que como já tem o não, ele não tem nada a perder se for atrás do sim. “O não é um gatilho que permite às pessoas perderam a vergonha, mesmo diante das dificuldades e das pessoas que não acreditam nos seus sonhos”, explicou.

Sua história empreendedora começou com venda de sorvete, reparos de eletricidade até conseguir fazer uma faculdade de engenharia elétrica. Teve várias empresas e atualmente é diretor superintendente do Sebrae SP.

O empenho em desenvolver cada vez mais as estratégias de negócio não lhe rendeu apenas expertise, mas também o transformou em exemplo de persistência para outras pessoas que buscam, hoje, ter o próprio empreendimento.

Wilson tem em sua bagagem muitos nãos, mas sem nunca desistir de buscar um sim. “Busquei motivação nas necessidades que passei: tive um pai muito severo que foi fundamental para que eu buscasse sempre mais”, garantiu.

Wilson é Empreendedor Endeavor desde 2002 e recebeu em 2009 o Prêmio “Empreendedor do Ano” da Ernst&Young (EY). Avaliando o cenário atual, Poit acredita que este é um bom momento para empreender.

“Sou muito otimista, meus negócios cresceram muito em momentos de crise. Acredito muito nesta equipe econômica e confio que o país está no caminho certo. O Estado brasileiro ficou muito grande, o governo tem que se preocupar com educação, saúde, segurança, assistência social e mobilidade, seja em nível federal, estadual ou municipal”, avaliou.

Durante o encontro, ele deu dicas para aqueles que querem começar o seu próprio negócio, como a importância de atrair boas pessoas e fazer sucessores, como o pragmatismo é sempre melhor que o radicalismo e que práticas não éticas ou desvios de caráter acabam destruindo qualquer projeto maior.

Desde abril de 2019, Poit está à frente do Sebrae SP como diretor superintendente. “Entre as minhas prioridades estão a capacitação do empreendedor, principalmente, chegar mais perto dos mais jovens. Vou trabalhar para levar educação empreendedora nas escolas. Em Jundiaí, por exemplo, 5.800 crianças têm aulas de empreendedorismo, a partir de um convênio da Prefeitura com o Sebrae. Quero também levar o Sebrae para a era digital, promovendo um Sebrae sem papel, destravar a burocraci, melhorando o acesso das pessoas e ampliar nossa presença nos municípios: hoje estamos em 250 municípios, mas o Estado de São Paulo tem 646 municípios, então, tem os muito para crescer ainda”, garantiu.

Economia

Conta de luz mais cara: bandeira vermelha em setembro

Published

on

Conta de luz elevada, mãos segurando cédulas de real em frente a uma lâmpada acesa, simbolizando o aumento de tarifas.
Foto: Canva

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na noite desta sexta-feira (30) que a conta de luz dos brasileiros terá a bandeira tarifária vermelha no mês de setembro de 2024. Essa mudança resultará em um aumento no custo da energia elétrica para os consumidores, refletindo as condições desfavoráveis de geração de energia no país. Aumento da tarifa em setembro…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí: CIEE oferece vagas para aprendiz em agroindústria e mais

O CIEE ainda tem vagas para estágio em Psicologia, Engenharia, Odontologia, Enfermagem, Administração; e outras oportunidades para aprendizes. Confira.

Published

on

CIEE oferece vagas de emprego para aprendiz em agroindústria e mais
Foto: Divulgação/CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com inscrições abertas para o programa de jovem aprendiz na área de Agroindústria. As 20 vagas de emprego são disponíveis exclusivamente para jovens residentes em Jundiaí e região. Para participar da seleção, os candidatos devem ter entre 18 e 22 anos e e estar cursando o ensino médio no período noturno ou já…

Continue Reading

Empreenda

Indica Jundiaí: primas transformam amor pela cidade em negócios

O Indica Jundiaí é um canal criado com o objetivo de promover os melhores lugares, eventos e experiências da cidade através de vídeos criativos nas redes sociais. Conheça.

Published

on

Donas do Indica Jundiaí
Foto: Reprodução/Instagram

No “Empreendendo em Jundiaí” desta semana, conheça Patrícia Manzanos e Amanda Ferreira, as vozes e mentes por trás dos vídeos virais da marca Indica Jundiaí. O Indica Jundiaí é um canal criado pelas primas, Patrícia e Amanda, com o objetivo de promover os melhores lugares, eventos e experiências da cidade através de vídeos criativos, autênticos e informativos nas redes sociais.…

Continue Reading

Empregos

Empresa Automa abre vagas de emprego e estágio em Jundiaí

Ao todo, estão disponíveis 17 vagas de emprego; além disso, a empresa oferece 15 oportunidades para programa de estágio. Saiba como se candidatar

Published

on

Empresa Automa em Jundiaí
Foto: Divulgação/Automa

A Automa, empresa renomada no fornecimento de tecnologias para operações no setor elétrico no Brasil, anunciou a abertura de vagas de emprego e estágio em Jundiaí. Ao todo, estão disponíveis 17 vagas de emprego, todas preferencialmente destinadas para candidatos da cidade. Além disso, a empresa oferece 15 oportunidades para programa de estágio. Com um significativo aporte de R$ 80 milhões,…

Continue Reading

Empregos

Processo seletivo: CIC Jundiaí abre 45 vagas para candidatura

Para participar do mutirão de empregos da CIC Jundiaí, os interessados devem agendar a entrevista. No dia marcado, a apresentação dos documentos é obrigatória

Published

on

Carteiras de trabalho empilhadas - representando vagas de emprego da CIC Jundiaí
Foto: Reprodução

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Jundiaí, em parceria com a agência de emprego WAC, promoverá um mutirão de empregos com 45 vagas disponíveis. Essa ação faz parte das iniciativas da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) para facilitar o acesso a oportunidades de trabalho. O evento será realizado nesta quinta-feira (29), a partir das 9h. Para participar do…

Continue Reading
Advertisement