
Essa semana o Brasil se surpreendeu com os preços designados para o arroz nos supermercados e com razão. Desde o início do ano, o valor do produto já subiu quase 20%. Em resposta ao aumento, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, sugeriu aos brasileiros que substituam o consumo do arroz por macarrão.
De acordo com dados do IBGE, ao contrário do arroz, os preços da massa subiram menos. Desde janeiro, o preço do macarrão subiu apenas 1,79%.
Em uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, na quarta-feira (9), Sanzovo sugeriu “promovermos o macarrão, as massas, como substituição pra essa fase até entrar esse arroz e regular o mercado”.
O arroz que “vai entrar” é o importado. A Câmara do Comércio Exterior (Camex) decidiu que irá reduzir a zero a alíquota dos impostos de importações do produto até o final do ano. Dessa forma, a expectativa é de aumentar a oferta e diminuir os preços.
Os supermercadistas indicam, até este momento, não fazer estoque do alimento e optar pela substituição. “Isso vai ajudar ao preço diminuir. Mais a entrada da importação. É trabalhar na oferta e na procura. É isso que funciona. O resto não funciona“, completou Sanzovo.