Com pandemia, um a cada cinco negros do Brasil estão desempregados
Connect with us

Economia

Com pandemia, um a cada cinco negros do Brasil estão desempregados

A população negra é a mais afetada, com 1 a cada 5 estando sem emprego no trimestre encerrado em setembro —uma alta de 41% na comparação com dezembro

Published

on

Confira as vagas do PAT Jundiaí desta segunda-feira (2)
A pandemia da Covid-19 continua devastando o mercado de trabalho brasileiro. (Foto: Divulgação / Agência Brasil)

A pandemia da Covid-19 continua devastando o mercado de trabalho brasileiro. Pior para as pessoas mais vulneráveis. A população negra é a mais afetada, com 1 a cada 5 estando sem emprego no trimestre encerrado em setembro —uma alta de 41% na comparação com dezembro.

Também está ruim para pardos e mulheres. Apesar de maioria na sociedade, elas perderam participação no mercado.

Os números divulgados nesta sexta-feira (27) pela Pnad Contínua do IBGE sobre o trimestre encerrado em setembro mostram que o desemprego no país chegou ao recorde de 14,6%, atingindo 14,1 milhões de brasileiros. Desses, 5,1 milhões são brancos, 1,7 milhões são negros e 7,1 milhões são pardos.

A análise aprofundada dos dados mostra um cenário de desigualdade racial cada vez maior. Pretos e pardos são, respectivamente, 12,6% e 50,5% dos desocupados, apesar de representarem 9,1% e 45,5% dos brasileiros.

O desemprego entre negros chegou a 19,1%, uma alta de 41,4% na comparação com dezembro, último trimestre sem sentir os efeitos da pandemia, quando o índice para eles estava em 14,9%. O crescimento é superior ao dos pardos —que passou de 12,6% para 16,5%— e dos brancos, que variou de 8,7% a 11,8%.

É a maior marca da série histórica da Pnad Contínua, que calcula a desocupação oficial do país desde 2012.

Mais do que isso, os negros tiveram uma perda de 2,2 milhões de pessoas na força de trabalho, caindo de 9,7 milhões para 7,5 milhões no período. E, assim, diminuíram sua participação percentual entre as pessoas empregadas, de 10,3%. O mesmo ocorreu com os pardos, com uma redução de 44,3% para 43,5% (5,9 milhões de pessoas).

Para a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, os números indicam uma continuidade de uma distinção estrutural presente na sociedade brasileira.

“A gente acompanha que pretos e pardos têm taxa de desocupação maior ​e isso pode estar ligado à questão da baixa escolaridade dessa população”, disse a analista.

Para Beringuy, essa é a continuidade de um processo que já existe e que em alguns momentos é intensificado —como diante de uma pandemia—, e em outros não. “Mas estruturalmente a diferença permanece”, afirmou.

Daniel Duque, do FGV-Ibre, apontou que a redução pela metade no auxílio emergencial ajudou a inflar os números do desemprego, pois as pessoas se sentem na obrigação de procurar uma ocupação.

“E aí entra a população preta e parda, que tinha saído da força de trabalho e quando volta não encontra empregos”, disse o pesquisador.

Com informações da Folha de S.Paulo.

Economia

Rafael Cervone destaca os impactos dos juros altos na economia brasileira

Segundo o presidente do CIESP, medidas desestimulam investimentos e consumo, dificultando o crescimento da economia e a geração de empregos

Published

on

Rafael Cervone é presidente do CIESP
Rafael Cervone é o presidente do CIESP. Foto: CIESP/Divulgação

O presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Rafael Cervone, critica a manutenção da taxa Selic em 10,5% ao ano, anunciada pelo Banco Central (BC) na última quarta-feira (19). Segundo ele, essa medida, que coloca o Brasil entre os cinco países com os juros mais altos do mundo, "desestimula o crédito para investimentos e o consumo,…

Continue Reading

Empregos

MRV Construções tem mais de 60 vagas de emprego em Jundiaí

As vagas são para estágio de engenheiro civil, servente de obras, auxiliar de limpeza, auxiliar técnico de engenharia, encarregado de obras, pedreiro e mais. Confira.

Published

on

Construtora abre vagas de emprego em Jundiaí
Foto: Canva

A MRV, gigante da construção civil na América Latina, está com diversas vagas de emprego em Jundiaí. Os interessados poderão participar do processo seletivo através de uma entrevista de emprego no Espaço Jundiaí Empreendedora. O espaço fica no Piso G3 do Maxi Shopping e oferece milhares de vagas de emprego em Jundiaí. Para participar da entrevista para as oportunidades na…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí Empreendedora tem mais de 4.600 vagas de emprego nesta segunda-feira (24)

Há vagas para analista de marketing, analista fiscal, cozinheiro geral, ajudante de obras, técnico de laboratório industrial, analista de RH e mais.

Published

on

Carteira de Trabalho simboliza vagas de emprego abertas em Jundiaí
Confira e candidate-se (Foto: Reprodução)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. Além disso, as oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (24), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 4.600 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Analista de Recursos Humanos na Proativa Recursos Humanos LTDA…

Continue Reading

Empregos

Jundiaí Empreendedora reúne empresas e jovens na Maratona do Estágio CIEE

O evento teve 120 vagas de aprendizagem e estágio para estudantes a partir de 14 anos de idade.

Published

on

Maratona do Estágio CIEE
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em busca de impulsionar a inserção de jovens no mercado de trabalho, as Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), por meio do Espaço Jundiaí Empreendedora, de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) se uniram para realizar a Maratona do Estágio CIEE nos dias 19 e 20 de junho. O evento,…

Continue Reading

Empregos

Coca-Cola tem vagas de emprego para PCDs e mulheres em Jundiaí

Há também oportunidades pelo Jundiaí Empreendedora. Saiba mais e candidate-se.

Published

on

Mulher que trabalha na Coca-Cola de Jundiaí, representando vagas de emprego para PCDs e mulheres na empresa
Foto: Reprodução/Coca-Cola FEMSA Brasil

A Coca-Cola FEMSA Brasil, gigante na produção de bebidas, está com vagas de emprego para PCDs (Pessoas com Deficiência em Jundiaí). A empresa, que detém a maior fábrica da Coca-Cola no mundo em volume de produção, busca (PCDs) para o cargo de ajudante operacional. Mais vagas de emprego na Coca-Cola de Jundiaí Além disso, a empresa oferece oportunidades para coordenadora…

Continue Reading