
As compras de Natal devem movimentar cerca de 1,8 milhão de pequenos negócios no Estado de São Paulo em 2025. Desse total, 1,34 milhão são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 534 mil são micro e pequenas empresas, segundo pesquisa do Sebrae-SP. O cenário revela um período promissor para o comércio de menor porte, impulsionado pelo consumo interno e pela confiança dos consumidores.
Preferências de presentes favorecem pequenos empreendedores
O levantamento mostra que os produtos mais procurados nos pequenos negócios para presentear neste Natal serão:
- Roupas e calçados (63%)
- Produtos de beleza e perfumaria (48%)
- Brinquedos, jogos de tabuleiro e baralhos (43%)
Cada consumidor pretende comprar, em média, quatro presentes em empresas de pequeno porte, com gasto estimado de R$ 125 por item, o que reforça o impacto positivo das compras natalinas no faturamento dos pequenos negócios.
Consumidores pretendem gastar mais ou manter o orçamento
O estudo aponta um clima de relativo otimismo:
- 60% dos consumidores afirmam que pretendem gastar mais do que em 2024
- 20% planejam manter o mesmo nível de gastos
- Apenas 18% dizem que devem reduzir o valor destinado às compras de Natal
“A intenção mostrada na pesquisa de que 60% dos entrevistados planejam gastar mais do que em 2024, e 20% planejam gastar o mesmo, indica uma economia aquecida em relação ao comércio, o que alimenta o movimento dos pequenos negócios, fortemente dependentes do consumo interno”, afirma o consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves.
Quando e como os consumidores vão às compras?
O período das compras já está definido para grande parte dos consumidores. De acordo com a pesquisa:
- 44% devem comprar os presentes cerca de 15 dias antes do Natal
- 41% pretendem aproveitar promoções e descontos
O 13º salário também aparece como fator decisivo para aquecer o comércio: 77% dos entrevistados disseram que vão utilizar ao menos parte do dinheiro extra nas compras natalinas.
Preço, qualidade e promoções influenciam a decisão
Entre os fatores que mais pesam na decisão de compra, destacam-se:
- Preço (35%)
- Qualidade dos produtos (34%)
- Ofertas e promoções (29%)
Esses dados reforçam a importância de estratégias competitivas para os pequenos negócios durante o período natalino.
Atendimento presencial segue como preferência
Mesmo com o avanço do comércio digital, a preferência pelo atendimento presencial permanece forte:
- 32% dos consumidores pretendem fazer todas as compras em lojas físicas
- Outros 32% planejam realizar a maior parte nesse formato
- Apenas 4% optam por compras totalmente online
Na busca por informações antes da compra, os consumidores utilizam principalmente:
- Redes sociais (53%)
- Lojas virtuais (52%)
- Lojas físicas (51%)
Pix lidera os meios de pagamento
O Pix aparece como o meio de pagamento preferido, citado por 52% dos consumidores. A pesquisa também aponta a predominância do pagamento à vista, escolhido por 64% dos entrevistados.
Sobre a pesquisa
A pesquisa “Natal 2025” foi elaborada a partir de duas sondagens. Uma com a opinião dos empreendedores, realizada por telefone, em colaboração com a Fundação Seade. A segunda foi feita com consumidores por e-mail, pelo Instituto Consulting do Brasil, entre 29 de outubro e 9 de novembro.