
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) recebeu autorização do Governo do Estado para realizar um novo concurso público, o primeiro desde 2019. Serão 145 vagas para agente de trânsito, cargo que exige nível superior e CNH categoria B. As provas estão previstas para 2026.
Com o aval do governo, o Detran-SP iniciará a seleção dos servidores que vão compor a comissão organizadora do certame. A partir disso, o órgão contratará a instituição responsável pelo desenvolvimento e aplicação das provas.
Atribuições e jornada do cargo
O emprego público de Agente Estadual de Trânsito tem jornada semanal de 40 horas e reúne atividades que vão desde o atendimento ao público e participação em provas práticas de direção até a fiscalização de empresas e profissionais que atuam sob delegação do órgão. O agente também colabora na construção de políticas de segurança viária.
Em todas essas funções, o conhecimento em informática e tecnologia será indispensável, já que o Detran-SP passa por um amplo processo de transformação digital.
Salário e benefícios
O salário inicial para agente de trânsito é de R$ 5.702,18, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O cargo inclui recolhimento de encargos trabalhistas, previdenciários e fundiários, além de férias, 13º salário, vale-transporte, vale-refeição/alimentação e assistência médica.
O Detran-SP e sua transformação digital
O Detran-SP trabalha com a missão de prevenir sinistros, preservar vidas e gerir um sistema de trânsito mais seguro e eficiente entre todos os modais. A autarquia reforça valores como respeito, integridade, segurança e eficiência no atendimento à população.
A transformação digital em andamento tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos, 76 já são totalmente digitais, sem necessidade de deslocamento dos cidadãos.
Maior órgão executivo de trânsito do país, o Detran-SP responde por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados. Todos os meses, emite cerca de 400 mil CNHs e 1,2 milhão de CRLVs — uma média de 136 mil documentos por dia.
Mais oportunidades
Para acompanhar todas as atualizações sobre concursos públicos — incluindo editais, prazos, vagas e orientações importantes — o leitor pode fazer parte do Grupo de Vagas do Tribuna de Jundiaí, onde as informações são publicadas em primeira mão. Também é possível seguir as redes sociais do Tribuna, que trazem alertas, notícias e conteúdos exclusivos para quem busca oportunidades no serviço público e no mercado de trabalho.