Alunos-oficiais da Polícia Militar em pé em fila
Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo autorizou a abertura de concurso público para 200 vagas para Aluno-Oficial da Polícia Militar (PM). A medida visa suprir a necessidade de pessoal na corporação e contribuir para a segurança pública do estado.

De acordo com a corporação, os interessados podem se candidatar a partir desta quarta-feira, dia 12 de junho, até o dia 11 de julho, através do site da Vunesp.

Para se candidatar ao concurso público da PM, os interessados devem ter no mínimo 17 e no máximo 30 anos, ser brasileiro e ter ensino médio completo. Além disso, as mulheres precisam ter altura mínima de 1,55m e os homens, de 1,60m. A remuneração básica inicial para o cargo de Aluno-Oficial da PM é de R$ 4.800.

Etapas do concurso público para PM

O processo seletivo para Aluno-Oficial da PM tem as seguintes etapas:

  • Inscrição: Os candidatos devem se inscrever no site da Vunesp dentro do prazo estabelecido.
  • Seleção: A seleção dos candidatos acontece por meio de provas físicas e teóricas.
  • Nomeação e posse: Os candidatos aprovados no concurso público serão nomeados e empossados no cargo de Aluno-Oficial da PM.
  • Formação: Os Alunos-Oficiais iniciarão a graduação em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte de São Paulo.

A abertura das vagas para Aluno-Oficial da PM busca reduzir do déficit do efetivo da corporação, que atualmente é de 13,6%. Em março deste ano, o governo já havia autorizado a contratação de 2.700 soldados de 2ª classe da PM.

[tdj-leia-tambem]