Foto: adrian825/Canva Pro
Foto: adrian825/Canva Pro

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, vamos abordar um tema muito importante: finanças. Ainda há pessoas que acreditam que educação financeira é fazer com que o indivíduo pare de consumir produtos considerados supérfluos, mas aqui vamos explicar que não é bem assim.

Principalmente para mulheres, a educação financeira tem sido uma aliada para conquistar sua independência, assim como seus sonhos. Segundo uma pesquisa realizada pelo Grupo UBS, a cada 10 mulheres, 8 terão que gerir seu próprio dinheiro em algum momento da vida. A partir disso, deve-se pensar que para administrar todos os recursos, é necessário se preparar.

Liberdade financeira

Como foi o caso da diretora secretária da Cont – Associação Contábil de Jundiaí, Andrea Sigoli, que aos 16 anos sonhava em poder ter autonomia financeira e em se tornar uma empresária contábil e, após anos de estudo e dedicação, realizou sua conquista. Apesar dos desafios diários, Andrea se diz feliz e realizada com a conquista.

Para conseguir a sua liberdade financeira, é preciso seguir alguns passos, como:

  • Tenha uma reserva de emergência e, caso não tenha, crie uma agora mesmo. Isso te ajudará no futuro caso aconteça imprevistos e emergências;
  • Seguro e plano de saúde para que mantenha a saúde em dia, além de precaver de furtos e roubos de equipamentos e automóveis, por exemplo;
  • Investimentos – pode ser financeiro ou de qualificações. O importante é investir para si e pensar nos frutos que podem ser colhidos no futuro;
  • Aposentadoria é uma garantia quando não se pode mais trabalhar. Por isso, opte pela aposentadoria privada, além do pagamento do INSS;
  • Tenha um cronograma financeiro com todos os gastos;
  • Pague suas dívidas e evite a negativação do CPF;
  • Saia o quanto antes do aluguel, evitando os reajustes anuais e possibilidades de ter que gastar com uma nova mudança. O financiamento pode ser uma boa opção considerando que você pode amortecer com o tempo.

[tdj-leia-tambem]

Empoderamento feminino

Além disso, para que possamos e assim gerir melhor nossas finanças devemos buscar conhecimento, através de cursos, palestras, livros e etc. Conhecer nossos ganhos, traçar uma meta a curto, médio ou longo prazo.

A educação financeira é tão importante que está atrelada ao empoderamento feminino, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) que conta com princípios no Pacto Global:

5. DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E PRÁTICAS DA CADEIA DE FORNECEDORES: implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres”.