Empreendedores se reinventam durante a pandemia
Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

No início da pandemia, em março do ano passado, a Prefeitura de Jundiaí criou o programa Jundiaí Empreendedora com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia no cenário econômico. Desde então, 5,5 mil pessoas participaram de cursos e workshops para qualificar empreendedores e evitar o fechamento de empresas e vagas de emprego, em parceria com o Sebrae.

Uma das beneficiadas é a Glória Almeida, gerente em uma empresa que faz gestão de condomínios e culinarista aos fins de semana. “O que a prefeitura fez foi muito importante”, diz Glória. “Com esse curso eu passei a ter uma visão ainda mais ampla do empreendedorismo como um todo e aprendi mais sobre marketing.”

Glória mora em um condomínio na rua do Retiro, onde atua como subsíndica. Além disso, ela é gerente em mais outros quatro. Isso a levou a conhecer muitas pessoas e a desenvolver uma rede de empreendedores que vendem produtos pelas redes sociais. Ela criou grupos no Whatsapp e no Facebook nos quais os condôminos empreendedores passaram a expor seus produtos e colher boas vendas entre eles.

Mais capacitações

Além das 5,5 mil pessoas capacitadas por meio do Sebrae, o Jundiaí Empreendedora ampliou oportunidades através da TVTEC e do Fundo Social de Solidariedade, com mais cursos e workshops.

“Desde que a pandemia teve início demos prioridade à saúde das pessoas de nossa cidade, mas não deixamos também de buscar maneiras para estimular a economia”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado. “Nosso lema é preservar empresas e empregos para que Jundiaí continue crescendo e se desenvolvendo.”

Pela TVTEC, foram ofertadas, de março até hoje, 4.990 vagas em cursos e workshops. Já no Fundo Social de Solidariedade ocorreram duas iniciativas importantes, a “Mulheres em Ação”, que capacitou 105 participantes, e a “Sebrae Delas”, com mais 70 participantes capacitadas.

“Jundiaí tem a cultura do empreendedorismo”, observa o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antonio Parimoschi. “O programa Jundiaí Empreendedora chega agora à sua segunda fase, com a adesão de Jundiaí ao PDL, o Programa de Desenvolvimento Local, que deverá contribuir com o estímulo à economia pela qualificação dos micro e pequenos negócios em Jundiaí.”

[tdj-leia-tambem]

Segunda fase

Após o evento de adesão de Jundiaí ao PDL, em 22 de fevereiro, já ocorreram duas reuniões entre membros da Prefeitura, do Sebrae e do chamado setor de Governança, composto por diferentes instituições da sociedade civil. Atualmente, o programa está na fase de produção de um diagnóstico com as características e necessidades dos micro e pequenos negócios da cidade. A partir de junho tem início um segundo momento, quando serão implantadas as ações.

Empreendedores em atividade ou em potencial que tenham interesse de conhecer mais sobre capacitações e vantagens oferecidas pelo Sebrae podem entrar em contato com a instituição pelo telefone 4523 4470.