
Em 2022, Jundiaí se destacou pela promoção de ambiente inovador, empreendedor e tecnológico na área econômica. Com isso, a cidade atingiu números expressivos na geração de emprego e oportunidade, com o programa Jundiaí Empreendedora.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o portal Jundiaí Empreendedora ofereceu mais de 29 mil vagas de emprego, com aproximadamente 5 mil pessoas empregadas através da plataforma. Além disso, mais de 1 mil empresas anunciaram vagas no portal neste ano.
O número de empregos formais se manteve positivo durante o ano. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade teve saldo positivo de 7.886 em dez meses. Destes, 83.891 admissões e 76.005 desligamentos. O Caged reúne o total de admissões e desligamentos na cidade
Jundiaí Empreendedora
Em fevereiro, a Prefeitura de Jundiaí inaugurou o Espaço Jundiaí Empreendedora. O programa reúne vagas de diferentes serviços como o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo, Sebrae Aqui, DAE, Seguro Desemprego, Vigilância Sanitária, Balcão do Empreendedor, Exporta + Jundiaí, emprego e recolocação profissional, orientação ao produtor rural, feirante, artesão e turismo, startups, entre outros. O espaço fica dentro do Maxi Shopping Jundiaí. Além dos atendimentos, empresas também têm utilizado o espaço para a realização de processos seletivos e capacitação.
[tdj-leia-tambem]
“Nossa gestão entende a importância de valorizar a geração de emprego e estimular o empreendedorismo. Ampliar as chances a cada jundiaiense que ainda procura oportunidade no mercado de trabalho é uma agenda permanente de nossa parte”, conta o prefeito Luiz Fernando Machado. “Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de qualificação que nós oferecemos: há um conjunto real de ações em Jundiaí que buscam gerar mais postos de trabalho em nossa cidade”.
Segundo a prefeitura, em 2022 aconteceram mais de 70 encontros entre o prefeito, gestores e empresas da cidade.
Para Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a inauguração do Espaço Jundiaí Empreendedora foi estímulo à geração de novas vagas de trabalho. “Não só o espaço, mas como todo o Programa Jundiaí Empreendedora é um grande fomentador de vagas de trabalho. Temos trabalhado forte em três eixos – qualificação de pessoas, inovação e empreendedorismo local – e temos avançado muito, melhorando o ambiente de negócios, atração de novas empresas, de olho na modernidade e no futuro”, explica.
Economia municipal
O gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi lembra que outra aposta para melhorar o ambiente de negócios é a inovação e a oferta de uma estrutura permanente para orientar os segmentos da economia.
“O governo se dedica para desburocratizar os serviços públicos e agilizar a abertura de novos negócios. Usamos a tecnologia para potencializar a geração de empregos, no conceito de Cidade Inteligente. Jundiaí investe na construção de um ecossistema de inovação para potencializar a vinda de novos negócios para o município, além de estimular o empreendedorismo local. Esse ciclo virtuoso traz empregos de boa qualidade e gera oportunidades e empregos”, afirma.
Além disso, o gestor ainda lembra da 1ª FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços, que aconteceu em agosto. O evento teve grande sucesso e já está com a próxima edição agendada para o mês de março.
Internacionalização
Jundiaí também intensificou a internacionalização de Jundiaí em 2022, buscando atrair investimentos e, consequentemente, geração de novas vagas de emprego. Em dezembro, como parte da programação dos 366 anos de Jundiaí, a Prefeitura apresentou ao setor produtivo, a versão impressa e digital de revista, disponível em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e mandarim – e do novo site “Jundiaí, a Melhor Cidade do Brasil”.
“Jundiaí dá mais um passo em seu projeto de internacionalização e na atração de novos investimentos que resultam em avanços na melhor prestação de serviços à população e no desenvolvimento da cidade de maneira global”, concluiu Parimoschi.