Carteira de trabalho representa vagas de emprego em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em agosto, Jundiaí criou 892 vagas de empregos formais, de acordo com os números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O órgão reúne o total de admissões e desligamentos mensalmente na cidade.

O Caged divulgou os dados do mês nesta quinta-feira (29), através do Ministério do Trabalho. Com isso, a cidade de Jundiaí alcançou oito meses consecutivos de saldo positivo em geração de emprego em 2022.

De acordo com os dados de agosto divulgados pelo Caged, no mês ocorreram 8.869 admissões e de 7.977 desligamentos no município. Dessa forma, no acumulado do ano de 2022 (janeiro até agosto), Jundiaí registrou o saldo positivo de 6.771 empregos – 68.029 admissões e 61.258 desligamentos.

Mês a mês

Em janeiro, Jundiaí registrou o saldo positivo de 334; em fevereiro, 767; março, 659; abril, 976; maio, 833; junho, 664; 1.719 em julho e agora 892 em agosto.

“Ampliar as chances a cada jundiaiense que ainda procura oportunidade no mercado de trabalho continua sendo uma agenda permanente de nossa parte. Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de qualificação que nós oferecemos: há um conjunto real de ações em Jundiaí que buscam, no fim, gerar mais postos de trabalho em nossa cidade. Seguimos com o foco em criar um ambiente sólido e confiável para os negócios, que traga oportunidades para a nossa população e estabilidade para quem investe aqui”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

[tdj-leia-tambem]

Empregos por setor

Os dados do Caged apontaram saldo positivo no nível de emprego em cinco grupos de atividade econômica.

  • Setor de serviços: teve o maior saldo positivo: 412 (5.026 admitidos e 4.614 desligamentos);
  • Setor de comércio: saldo positivo de 164 (1.952 admitidos e 1.788 desligamentos);
  • Construção civil: tem saldo de 131 (528 admitidos e 397 desligamentos);
  • A indústria: apresentou saldo de 180 (com 1.353 admitidos e 1.173 desligamentos);
  • Agropecuária: com saldo 5 (10 admitidos e 5 desligamentos).

Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, lembrou que somente nesta quinta-feira o portal Jundiaí Empreendedora está com mais de 2 mil vagas de empregos disponíveis.

“O programa Jundiaí Empreendedora é um grande fomentador na criação de vagas de trabalho. É um dos maiores programas de desenvolvimento econômico do país e por isso já virou referência. Além disso, temos trabalhado forte em três eixos – qualificação de pessoas, inovação e empreendedorismo local – e temos avançado muito, melhorando o ambiente de negócios”, afirma.