Ricardo Germano da Silva, de 18 anos, que fez o curso de inclusão digital em Jundiaí.
Ricardo Germano da Silva fez um curso na área administrativa e conseguiu vaga na sede da UGADS (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí através de um programa de qualificação profissional tem oferecido atenção especial a jovens que fazem parte da rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para encaminhamento profissional.

A iniciativa faz parte da Divisão de Inclusão Produtivo e Qualificação Profissional (DIPQP), órgão ligado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), e tem como foco oferecer acolhimento institucional para unir vaga e candidato de forma rápida e assertiva.

Fazem parte da ação beneficiários do Programa Bolsa Família, pessoas com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativas.

“As ações desenvolvidas pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social estimulam os adolescentes a romper o ciclo de desigualdade e mudar a realidade a partir do crescimento e desenvolvimento social que o trabalho proporciona”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

[tdj-leia-tambem]

Até agosto deste ano, foram realizados 227 atendimentos para adolescentes e jovens com a oferta de cursos de qualificação profissional. E atualmente, há 24 jovens com contratos ativos por intermédio da DIPQP.

Para a educadora social e chefe da DIPQP, Edilaine Cardoso Santos, a assistência social e apoio prestado são fundamentais para o cumprimento da garantia constitucional referendada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). “Nosso trabalho visa apoiar os serviços dessa rede para a inserção dos usuários em programas de qualificação profissional e orientação para acesso ao mercado de trabalho”, detalha.

Jovens de Jundiaí no mercado de trabalho

O programa Ressignificando Histórias traz oficinas de restauro e catalogação de objetos de valor histórico, o projeto de Inclusão Digital com empresas parceiras traz cursos de formação em programação Python e mídias sociais com encaminhamento para o programa de aprendizagem. Todas as iniciativas possibilitam a inserção desses jovens no mercado.

E foi assim com Ricardo Germano da Silva, de 18 anos, que fez o curso de inclusão digital em Jundiaí, uma parceria da UGADS com a Bollhof, sendo selecionado para uma vaga de estágio no setor público.

“Eu procuro fazer tudo que eu aprendi no curso. Foi uma oportunidade porque foi um curso gratuito porque meus pais não teriam condições naquele momento. Agora tenho uma chance de aprender mais”, conta o jovem.

Como fazer parte do programa?

São várias as portas de entrada para o atendimento ao público de Jundiaí, podendo ser indicado pela equipe de Divisão de Inclusão dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), pelo Serviço de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) ou Serviço de Atendimento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa.

E além dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Para as empresas que desejam se tornar parceiras, o contato é pelo e-mail: [email protected].