
A pandemia do Covid-19 trouxe desafios sem precedentes para a economia mundial e, em Jundiaí (SP), o impacto foi significativo. Em 2021, a cidade uniu esforços para reverter os danos causados e criou o Programa Jundiaí Empreendedora, gerido pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Desde sua implementação, aproximadamente 25 mil empregos foram gerados e mais de 25 mil empreendedores receberam suporte por meio do atendimento realizado pelos agentes municipais credenciados pelo Sebrae Aqui.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, os efeitos devastadores da pandemia não fazem mais parte do cenário econômico da cidade, que segue em recuperação contínua. “O Programa Jundiaí Empreendedora foi uma dessas respostas decisivas, voltadas para a geração de emprego e o fortalecimento dos negócios locais”, detalha.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2
Vagas de emprego em Jundiaí
Em 2020, no auge da crise motivada pela pandemia da Covid-19, Jundiaí perdeu 2.399 postos de trabalho formais, uma queda significativa no número de empregos com carteira assinada, que caiu para 160.208.
Quatro anos após o pico da pandemia, a cidade colhe os frutos de uma recuperação na área econômica. Em 2024, o número de postos de trabalho formais chegou a 185.530, superando as perdas e criando 25.233 novas vagas de emprego, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
A transformação contou com muita estratégia entre políticas públicas inclusivas, inovação e parcerias com o setor privado. Wagner Soares, gestor adjunto de Empreendedorismo e coordenador do Espaço Jundiaí Empreendedora, enfatizou:
“O impacto do Programa vai além dos números. Ele reflete uma gestão pública focada em inovação, integração de serviços e soluções sob medida para os desafios enfrentados pela nossa comunidade”.
O Programa Jundiaí Empreendedora carrega três pilares, conheça cada um deles:
- Plataforma Digital Jundiaí Empreendedora: ferramenta digital inovadora, que conecta empresas a trabalhadores e oferece acesso às vagas de emprego, cursos gratuitos de qualificação e orientações para a abertura de negócios. Disponível em cinco idiomas, a plataforma se destaca também como uma ferramenta estratégica para atrair grandes multinacionais e impulsionar o desenvolvimento econômico do município;
- Mutirões nos CRAS: realizados em 60 bairros, os mutirões levaram serviços essenciais como acesso ao Cadastro Único e informações sobre oportunidades de emprego e inclusão social diretamente às comunidades. Essas ações foram cruciais para alcançar milhares de cidadãos em diferentes regiões da cidade;
- Apoio aos Microempreendedores: o programa também forneceu capacitação para microempreendedores individuais (MEIs), com workshops e oficinas que ajudaram a regularizar, expandir e fortalecer pequenos negócios, fomentando a criação de empregos e a geração de renda na cidade.
[tdj-leia-tambem]
O Programa Jundiaí Empreendedora é mais do que uma simples ferramenta de recuperação econômica. É uma oportunidade de recomeço.
Katiana Fontenele de Oliveira Lambert Zago, uma das beneficiadas, comentou a experiência com uma das ferramentas do programa. “Consegui um emprego em setembro de 2023, graças ao programa. O apoio que recebi não foi apenas uma oportunidade de trabalho, mas uma chance de reconstruir minha vida profissional”, afirmou emocionada.
Segundo José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças, “o sucesso do programa não reflete apenas a superação da pandemia, mas também a visão estratégica de uma gestão que busca transformar Jundiaí em uma cidade resiliente, inclusiva e preparada para os desafios do futuro”.