mesa retangular com várias pessoas sentadas durante encontro na prefeitura de jundiaí
Prefeitura de Jundiaí reúne propostas para novo Portal da Empregabilidade

Um portal que coloque em contato empresas, agências de emprego, Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT e candidatos a uma vaga de emprego: essa é a proposta do Portal da Empregabilidade, que está sendo construído pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

O assunto foi tema de  um novo encontro nesta quinta-feira (28) no Paço Municipal, reunindo gestores e representantes da administração municipal e de agências de recrutamento e seleção de pessoal.

O gestor da UGGF, José Antônio Parimoschi, destacou que a meta é entregar a nova ferramenta no início do próximo ano. “A crise está passando, mas deixou uma legião de desempregados no País e precisamos tomar medidas na direção de ajudar a reverter este quadro. Apesar das medidas relacionadas à geração de emprego terem mais energia no âmbito da atuação do governo federal, a administração municipal tem tomado a dianteira para oferecer soluções que melhorem a situação da economia local e contribuam para a criação de novas oportunidades de emprego, trabalho e renda”, disse.

Para ele, isso só é possível se o poder público articular os diversos atores que podem contribuir nessa direção. “Já ouvimos as empresas, as escolas técnicas e as faculdades. Agora estamos ouvindo as agências de emprego para reunir o máximo de informações num único local para facilitar a vida daquele trabalhador que está chegando ao mercado de trabalho pela primeira vez ou que está buscando uma recolocação”, continuou.

Também participou da reunião o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante, que apresentou números sobre o mercado de trabalho em Jundiaí.

O portal, que está sendo desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun),  permitirá que o candidato faça um breve cadastro, inserindo um ‘mini-currículo’ e sua área de interesse. Ao mesmo tempo, as empresas terão acesso a essas informações e divulgarão suas vagas e necessidades específicas, quando for o caso.

Também haverá um conjunto de informações básicas para orientar o trabalhador a se preparar de forma adequada para a vaga de emprego, desde a elaboração do currículo, documentação necessária até dicas de postura, comportamento, atributos profissionais que podem ser destacados, entre outras. Além disso, o portal disponibilizará notícias e links relacionados ao mercado de trabalho e dicas para os candidatos terem sucesso na confecção de currículos e durante entrevistas.

No encontro de quinta-feira, os representantes das agências de RH puderam dar sugestões para a construção deste novo portal, bem como para tornar o projeto o mais eficiente possível.

Participaram representantes das agências Nova RH, Luandre, CV.Com, WCA, Rhadar, People e Expert, além de representantes das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Assessoria de Políticas para a Juventude (ligada à Unidade de Gestão da Casa Civil – UGCC) e Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

[tdj-leia-tambem]

“O portal está quase pronto; veremos agora como cada um pode contribuir para colocá-lo no ar em breve. Afinal, uma das principais metas do governo Luiz Fernando Machado é melhorar o ambiente de negócios da cidade, atrair mais empreendimentos produtivos e gerar emprego e renda para os trabalhadores da cidade”, afirmou o gestor da UGGF.

Ele ainda reforçou o protagonismo do poder público municipal. “A maior parte das prefeituras não é proativa desta forma; nós estamos nos antecipando, e já obtendo sugestões de diversas áreas, para oferecer um serviço que possa alavancar a economia e melhor a vida das pessoas e ajudar o Brasil a superar essa crise”.