
A Vale abriu as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026, com 640 vagas distribuídas em cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pará e Maranhão. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de fevereiro pelo site oficial da empresa.
O programa é voltado à formação profissional de jovens e pessoas com deficiência (PcD), contando com uma grade que oferece capacitação teórica e prática, com foco na inserção no mercado de trabalho.
Como funciona o Programa Jovem Aprendiz da Vale
O Programa Jovem Aprendiz 2026 tem duração de até dois anos e tem atividades práticas nas unidades da empresa com formação teórica realizada em parceria com o Senai.
Os cursos abrangem diversas áreas, entre elas:
- Eletromecânica
- Mecânica
- Mineração
- Logística
- Tecnologia
- Segurança do trabalho
- Soldagem
- Desenvolvimento de sistemas
Salários e benefícios oferecidos
A remuneração varia conforme a jornada de trabalho:
- R$ 1.000 para carga diária de quatro horas
- R$ 1.380 para jornada de seis horas diárias
Os benefícios ofertados são:
- Assistência médica
- Seguro de vida
- Vale-transporte ou transporte local
- Vale-refeição ou refeitório na unidade
- Programas de apoio psicológico, jurídico e financeiro
Quem pode participar
As vagas são destinadas aos candidatos que atendam aos seguintes requisitos:
- Jovens de 18 a 21 anos e 11 meses, com ensino médio completo, para aprendizagem com prática na empresa
- Jovens de 14 a 17 anos e 11 meses, com ensino médio em andamento ou concluído, para aprendizagem com prática em ambiente simulado do Senai
Para PcDs, não há limite de idade.
Como será o processo seletivo
O processo seletivo será realizado totalmente online com provas digitais, dinâmicas em equipe, painel com lideranças, avaliação psicológica e exames médicos. Todas as etapas podem ser acompanhadas pela plataforma de inscrição, que mostrará o andamento.
Inscrições abertas até 15 de fevereiro
As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026 da Vale seguem abertas até 15 de fevereiro de 2026 e devem ser feitas diretamente nosite oficial da empresa.
Mais oportunidades para os jovens
A ação de cadastramento para vagas de estágio e aprendizagem segue a partir de terça-feira (10) em estações da CPTM, com atendimento gratuito das 11h às 15h. Nesta data, o serviço será oferecido na Estação Brás, com orientação profissional e inscrição para oportunidades voltadas a estudantes e jovens em busca do primeiro contato com o mercado de trabalho.
A programação continua ao longo da semana, passando pela Estação Luz, na quinta-feira (12), e pela Palmeiras–Barra Funda, na sexta-feira (13), sempre no mesmo horário. A iniciativa é realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e aproveita o grande fluxo de passageiros para ampliar o acesso às vagas.
Acompanhe o Tribuna de Jundiaí e fique por dentro das principais vagas de emprego, estágio e aprendizagem.