Jundiaí, do prefeito Luiz Fernando Machado (esq.) ficou à frente de muitas capitais brasileiras
Jundiaí, do prefeito Luiz Fernando Machado (esq.) ficou à frente de muitas capitais brasileiras

Jundiaí é a 13.ª cidade melhor cidade do Brasil para se fazer negócios.

O resultado é fruto do “Estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios”, elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME.

A primeira colocação foi atingida pela cidade de São Caetano do Sul.

Jundiaí subiu duas posições (era a 15.ª em 2018) e ficou à frente de muitas capitais brasileiras e até da cidade de Brasília, que permaneceu na 16.ª colocação.

O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo produzido anualmente pela Urban Systems para a revista Exame.

A pesquisa apresenta também quatro recortes do tema, focando nas melhores cidades em relação ao: Desenvolvimento Econômico; Capital Humano; Desenvolvimento Social; e Infraestrutura.

O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é calculado através da metodologia de análise estatística chamada: IQM® – Índice de Qualidade Mercadológica.

Entre os pontos que tornam Jundiaí uma cidade atrativa para investidores, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, elenca a boa oferta de insumos estratégicos como água e esgotos tratados, comunicação, modais de transportes variados, proximidade logística dos maiores mercados consumidores, infraestrutura social, como serviços de saúde e educação de qualidade, além de mão de obra qualificada.

“Essa agenda é estratégica para Jundiaí continuar se desenvolvendo economicamente e com boa qualidade de vida para seus moradores”, afirma.

Já estamos trabalhando numa agenda de longo prazo – Jundiaí 2050, cuja segunda reunião foi realizada nesta quinta (10) – que está definindo ações sustentáveis, investimentos em tecnologia e formação de mão de obra para atender os novos desafios do mercado, temas que são prioridade da administração Luiz Fernando Machado”, afirmou.

Desenvolvimento social e Infraestrutura são destaque

Dentre os itens apontados na pesquisa, Jundiaí foi destaque em Desenvolvimento Social, com a 4.ª posição na categoria e Infraestrutura, com um salto da 27.ª para a 14.ª posição de 2018 para 2019, respectivamente.