
“Pula, pula, pipoquinha….”
Os pais e mães de crianças com até aproximadamente 5 anos certamente já cantaram esse refrão junto dos seus filhos, do mundialmente conhecido personagem infantil Bob Zoom. O vídeo dessa canção, em específico, tem quase 170 milhões de visualizações na plataforma do Youtube.
No total, o canal já alcançou 1 bilhão de visualizações.
O idealizador do Bob Zoom é o jundiaiense e administrador Marcos Freire de Camargo Melo, de 41 anos, que pensou no personagem quando seus filhos, Alice e Pedro, tinham 3 e 4 anos, respectivamente.
“Eu via que eles gostavam muito de músicas animadas e percebi que poderia fazer um conteúdo diferenciado, um pouco mais educacional. Mas para isso precisava de investimento. Então chamei três parceiros, que hoje são meus sócios. Criamos uma startup, em 2011, e hoje o Bob Zoom é um fenômeno na Internet”, contou ao Tribuna de Jundiaí.
A vontade de trabalhar com o nicho infantil, conta Marcos, já vem de muito tempo. “Já fui animador de festas, trabalhei com bufê infantil, fui personagem, enfim, sempre gostei de trabalhar com esse lado lúdico para as crianças. Então juntei isso com minhas outras experiências na área de formação para pensar em um negócio”, continuou.
O Bob Zoom, que começou com um pequeno escritório em Jundiaí, hoje é sediado em São Paulo, com um grupo enxuto: os outros três sócios de Marcos, que cuidam do comercial, do financeiro e dos negócios jurídicos, além de dois colaboradores. Toda a produção fica por conta de empresas terceirizadas.
Já Marcos cuida da parte de marketing e produção de conteúdo, com o intuito de expandir ainda mais a marca. “Existe um investimento muito grande em marketing digital e mídias sociais, que é uma das nossas expertises. Além disso, buscamos estar onipresentes na vida das crianças, então além do Youtube estamos na Netflix, no Play Kids e no Gloobinho, canal infantil da Globo. Também participamos de eventos e temos vários produtos licenciados, como produtos para festas, pelúcias, roupas e brinquedos”, explicou o idealizador.
Um dos diferenciais da startup, contou Marcos, está em ter lançado, desde o início, conteúdos também em inglês e espanhol. Dessa forma, o Bob Zoom conta com vídeos que ultrapassam os milhões de views também em outras línguas.
Recentemente, por meio de uma parceria com uma empresa da Ásia, o personagem ganhou versões em mandarim e coreano. “As mídias sociais permitem com que você faça produtos não só para sua localidade, então não tem fronteiras”, reiterou o jundiaiense.
Ele afirmou ainda que um dos segredos do sucesso é a persistência e acreditar em si mesmo. “Você precisa ir atrás do seu sonho e realmente trabalhar muito para que dê certo. No nosso caso, trabalhamos muito para fazer um conteúdo de qualidade, um conteúdo que preze o lado educacional e seja interessante para as crianças”, continuou.
Hoje, Marcos mora nos Estados Unidos, com o intuito de expandir ainda mais o projeto, sendo o único sócio que trabalha de maneira remota. E, tão longe de casa, ele brincou: “De Jundiaí para o mundo”. Ele ainda lembrou que tanto ele quanto os idealizadores querem alçar voos ainda maiores. “Nós temos esse horizonte de ganhar o mundo”, finalizou o jundiaiense.