Presente de Dia dos Pais
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O Dia dos Pais de 2025 deve movimentar os pequenos negócios paulistas com um gasto médio de R$ 317,44 por consumidor — valor que representa um crescimento real de 20% em relação a 2023, de acordo com levantamento do Sebrae-SP.

A expectativa é que as compras da data beneficiem diretamente cerca de 265 mil empreendimentos, entre Microempreendedores Individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MPEs).

Segundo a pesquisa “Dia dos Pais 2025”, o tíquete médio total equivale à compra de dois presentes por consumidor, com destaque para categorias como roupas (55%), acessórios (37%), itens de cuidados pessoais (33%), bebidas (21%) e produtos esportivos (17%).

“Os dados mostram a relevância do Dia dos Pais para os pequenos negócios e trazem informações importantes relacionadas aos meios de pagamento e comportamento de compra que podem servir de parâmetro para as empresas se prepararem para receber os clientes”, afirma Pedro Gonçalves, consultor da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-SP. “Por exemplo, neste ano, para aqueles que deixam para comprar de última hora, e no ano que vem, para se preparem para as vendas, nessa data”.

Intenção de consumo em alta

Além disso, o levantamento revela que 57% dos consumidores pretendem gastar mais do que em 2024. Destes, metade prevê um aumento de 5% a 10% nos gastos. Outros 25% planejam repetir os valores do ano anterior, enquanto 17% afirmam que vão gastar menos e apenas 2% não compraram nada em 2024.

A maioria dos consumidores realizará as compras presencialmente (59%), mas 36% dos consumidores também planejam realizar parte das compras online. Já a antecedência na decisão de compra varia: 37% afirmam que irão se planejar de 7 a 14 dias antes, enquanto 36% devem se organizar entre 15 e 30 dias antes da data comemorativa.

O Pix lidera entre os meios de pagamento preferidos (65%), seguido por cartão de crédito (62%), débito (43%) e dinheiro (25%). O pagamento à vista é a opção de 73% dos entrevistados.

O que pesa na decisão de compra

Entre os fatores que mais influenciam a escolha por comprar em pequenos negócios estão o preço (69%), promoções e ofertas (54%) e a disponibilidade de produtos diferenciados (45%). Para isso, o Instagram é a principal fonte de informação (60%), seguido pelas lojas físicas e shoppings (51%) e recomendações de amigos ou familiares (41%).

Sobre a pesquisa

O Sebrae-SP realizou o levantamento em duas frentes, com sondagem com consumidores por e-mail entre 5 e 13 de julho de 2025 pelo Instituto Consulting. Já a sondagem com empreendedores aconteceu por telefone como suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, com apoio da Fundação Seade. A pesquisa completa pode ser acessada neste link.