Acordo Paulista IPVA chegou para renegociar as dívidas. Carros em avenidas.
Foto: Agência Brasil

O governo de São Paulo divulgou, nesta terça-feira (21), o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, além de anunciar um desconto de 9% para os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto em parcela única.

O calendário começa no dia 10 de janeiro, e também será possível fazer o pagamento em até cinco vezes sem juros. Os proprietários de veículos usados que pagarem o imposto integralmente em fevereiro ou optarem pelo parcelamento, terão redução de 5%.

Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto. De acordo com cálculos dos especialistas, o IPVA 2022 terá aumento médio de 30% no estado.

[tdj-leia-tambem]

A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou na semana passada o Projeto de Lei que aumentou o parcelamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para até cinco vezes. Antes, o pagamento ocorria em três parcelas, no máximo.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Confira o calendário do pagamento do IPVA 2022
Fonte: Secretaria da Fazenda