
Instalada no Distrito Industrial, em Jundiaí, a HMY iniciou sua atividade na área de mobiliário comercial – para lojas e supermercados – há mais de 30 anos, sendo hoje líder de mercado. Agora, os planos são de expansão.
Seus representantes estiveram na manhã desta quinta (14) no encontro semanal do prefeito Luiz Fernando Machado com o setor produtivo, realizado no Paço Municipal.
Abelardo Bona, diretor da empresa para a América Latina, revelou um amplo plano de expansão. “Nós temos um plano de investimento em Jundiaí para duplicar o faturamento em 8 ou 9 anos. Cremos que o mercado brasileiro tem um grande potencial e a planta em Jundiaí já não dará conta da demanda, e precisará ser expandida”, afirmou.
A HMY emprega hoje, em Jundiaí, cerca de 160 funcionários. Também estiveram presentes ao encontro o diretor geral da empresa, Giovane Vieira dos Santos, e Mikel Ubiria, diretor financeiro.
Luiz Fernando deu as boas-vindas aos participantes e destacou que o papel da administração pública é dar apoio às empresas instaladas, impulsionando a geração de renda e empregos. “Esses encontros servem para somar forças, ouvimos as demandas do setor produtivo e atuamos para resolvê-las”, afirmou.
Uma das demandas que teve um encaminhamento para solução durante o encontro surgiu de Fabiano Jorge de Lima, diretor financeiro da CMR Ind. E Comércio, fabricante da marca Liz. Instalada em Jundiaí desde 2001, a empresa produz lingerie de alta qualidade, empregando cerca de 750 funcionários, mas vem enfrentando dificuldades para encontrar sua principal mão de obra: costureiras.
Presente ao encontro, a diretora do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Francine Picardi, informou que acaba de ser firmada uma parceria entre o Funss e o Senai para capacitação de costureiras, com a cessão de 40 máquinas de costura – 20 no bairro do Varjão e 20 na sede do Funss – para realização de um curso de costura com duração de quatro meses.
Presente à reunião, o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, destacou que a formação de mão de obra, cada vez mais, será focada nas necessidades específicas do empregador.
“Nosso objetivo é oferecer capacitação quase ‘on demand’, também garantindo a empregabilidade”, afirmou. O prefeito reforçou a importância de parcerias. “Nós temos uma estrutura muito boa, atuando como potencializadores; com as parcerias, não são impostos custos elevados a ninguém”, disse.
Também participaram do encontro o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante; Daniele Ruiz, diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas; Julio Cesar Durante, diretor do Departamento ao Comércio e Serviços; Gilson Pichioli, diretor do Departamento de Fomento à Indústria; e o assessor especial de Cooperação Internacional da Prefeitura de Jundiaí, Carmelo Paoletti Neto.