
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por todo o país irão reabrir depois de meses fechadas por causa da pandemia do Covid-19. Os atendimentos presenciais recomeçam nesta segunda-feira (14). No entanto, uma decisão judicial impediu a reabertura das agências localizadas em São Paulo.
De acordo com o INSS, outras agências do Brasil reabrem normalmente na segunda-feira, e que irão recorrer da decisão da Justiça sobre o funcionamento das agências paulistas. “A reabertura das agências se mostra indispensável para que parte da população que necessita dos serviços presenciais não seja prejudicada, especialmente neste momento de pandemia”, informou o Instituto, em nota.
Na primeira etapa de reabertura, os atendimentos serão realizados apenas mediante agendamento prévio. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências. Os agendamentos serão feitos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O funcionamento também deverá seguir medidas preventivas.
O INSS escolheu reabrir suas maiores agências, cerca de 70% da demanda de serviço e o horário de funcionamento será das 07h às 13h. As pessoas com atendimento agendado devem ir à agência usando máscara e os funcionários farão a medição de temperatura no local. Se a temperatura estiver acima de 37,5ºC, o acesso será negado e a pessoa receberá orientação de procurar um serviço médico.
“Somente abrirão as agências com 100% dos protocolos atendidos”, disse o secretário especial da Previdência do Ministério da Economia, Bruno Bianco.
O Ministério da Economia informou em nota que no momento serão priorizados serviços como perícia médica, justificação administrativa, reabilitação profissional, avaliação social e cumprimento de exigência.
As solicitações de pensão, aposentadoria e salário maternidade seguem sendo feitos de forma remota.