
O conselho de administração da Petrobras aprovou na manhã desta quinta-feira (14) o nome de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da estatal, segundo uma fonte ligada à companhia.
Coelho será o terceiro presidente da empresa no governo Bolsonaro e assume depois de atritos entre Bolsonaro com Silva e Luna, que estava no comando desde abril de 2021, mas deixa o cargo por causa da política de preços de combustíveis.
[tdj-leia-tambem]
A empresa divulgou comunicado oficial e publicou em seu site um convite para a posse de Coelho no cargo, na tarde desta quinta.
Coelho tem 25 anos de experiência nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis, como descreve em seu currículo Lattes, dos quais 14 passou no serviço público. Também atuou na área acadêmica como professor de graduação e pós-graduação e escritor. Tem graduação em Química Industrial.
Política de preços
A alta dos preços do petróleo no mercado internacional e o real ainda em patamares relevantes de desvalorização em relação ao dólar fizeram dos combustíveis motores importantes da inflação brasileira. De olho na reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou por diversas vezes a operação e o lucro da Petrobrás.
Silva e Luna
Silva e Luna disse em entrevista à CNN que a indicação de Coelho é “boa” e “técnica”.
“Eu conheço o José Mauro de outros tempos. Já tinha ligação com ele desde os tempos de Itaipu e nesse período aqui na Petrobras também. Nós somos amigos. É uma boa escolha, uma indicação técnica”
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		