
Uma nova turma com cerca de 30 jovens e adultos deu início às ‘Oficinas de Criatividade para o Mundo de Trabalho’, promovidas pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Os oito encontros semanais, realizados às quintas-feiras na Escola de Gestão Pública (EGP), são voltados para jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade, com registro no Cadastro Único.
Todas reuniões têm como tema o mercado de trabalho, como identidade, profissão, elaboração de currículo, processo seletivo, imagem pessoal, liderança e trabalho em equipe, ética e planejamento pessoal.
Nesta quinta-feira (12), o tema abordado no encontro foi sobre os tipos de trabalho no mercado profissional.
Ao final do curso, os participantes recebem certificado do CIEE e ficam com cadastro no banco de talentos do CIEE, onde passam a ter prioridade no banco ‘Jovens do Futuro’ da Prefeitura para contratação.
Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, a parceria é de extrema importância para a capacitação de jovens carentes da cidade.
Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever nos CRASs ou no CREAS. O próximo módulo será realizado no CRAS Vista Alegre, voltado a jovens da região Rio Acima.
Já na EGP, estão previstas as realizações de dois novos módulos no segundo semestre, um em agosto e outro em outubro.
Mais capacitações
A UGADS também viabiliza o ‘Acessuas Trabalho’ e o ‘Programa Especialista em Capacitação’ (PEC), iniciativas de preparação e orientação de jovens e adultos para acesso ao mundo do trabalho.
O Acessuas é um programa ligado ao Ministério da Cidadania, com ações no Município desde 2017. Já pelo PEC os encontros são realizados aos sábados durante três meses e são voltados a jovens com 15 e 16 anos, numa parceria com as Faculdades Anhanguera.