
Quando você compra mel, tem certeza que é mel de verdade que está dentro do frasco? Em Jundiaí, a partir de agora, o consumidor poderá ter essa certeza com o selo de inspeção do Serviço de Inspeção Municipal (SIM Jundiaí), que foi entregue ao primeiro apiário da cidade.
Marçal Rozatti, que atua como apicultor há 19 anos em Jundiaí e proprietário do apiário de mesmo nome, conta que o processo de certificação durou quase um ano.
“Foi um trabalho de adequação das instalações físicas do apiário, incluindo os processos de extração e envasamento, e tudo sempre orientado pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura de Jundiaí”, conta. “Com o selo, agora poderemos expandir o negócio, iniciando a revenda em outros comércios”.
Atualmente o apiário Rozatti vende seus produtos em apenas uma loja na Vila Arens, que incluem desde o mel in natura até seus derivados, como geleia real, pólen desidratado e própolis.
As cerca de 250 colmeias estão espalhadas em diversas áreas de Jundiaí e região, em uma espécie de parceria com produtores rurais. “Os donos das terras com laranjeiras, por exemplo, nos chamam para levar as abelhas, que fazem a polinização e aumentam muito a produção”, conta Marçal.