
A chegada do Carnaval já começa a movimentar as vendas de artigos típicos da folia em Jundiaí. Lojistas que trabalham com fantasias, maquiagens e adereços esperam um aumento de vendas de até 20% em relação ao mesmo período de 2019.
“Este ano promete! As vendas já começaram em janeiro”, comemora a empresária Renata Capitani, da Show de Fantasia. “Pelo o nosso movimento, acredito que teremos um aumento de 20%.”
Proprietária do Palácio das Fantasias, Roseli Mendonça Pansonato também espera aumento nas vendas.
“As pessoas estão procurando muito os acessórios para a cabeça. O aumento deve ser de 5% a 7%”, conta.
A saia de tule, peça coringa e campeã de vendas, volta em 2020 e os lojistas já se preparam.
“Ano passado estava com medo do cenário econômico e comprei pouca mercadoria”, conta a proprietária Angélica Aparecida Galego, da Galego Festas. “Agora estou apostando na data e nossa expectativa é de um aumento de 15% a 20%. Estamos esperançosos”.
Outra aposta do Carnaval deste ano são os kits de bicho. Na Pathy Festas e Fantasias, por exemplo, um kit com tiara, gravata e rabo custa a partir de R$ 9,90.
“Esperamos vender 10% a mais em relação a 2019”, afirma a responsável pela loja, Juciara Silva.
Cosméticos
Maquiagem, acessórios para a pele, produtos para a cabelo… A lista de cosméticos que disparam em vendas no Carnaval é grande.
Prevendo a tendência, a Danny Cosméticos reforçou a linha de pedrarias, flores e spray para cabelo, e espera faturamento de 3,5% maior do que o ano passado.
“Estamos investindo bastante em campanhas e uma das estratégias é a programação de cursos de maquiagem com o tema Carnaval”, conta o gerente Renan Douglas Santos.
Economia
Segundo o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, embora o consumidor ainda sinta no bolso o peso das despesas com material escolar e pagamentos de impostos de início de ano, a expectativa é que ele invista em, pelo menos, um artigo para se divertir no feriado.
“Observamos que a data movimenta não só artigos de Carnaval, é interessante também para o segmento de turismo e alimentação”, diz. “Nesta época é muito comum famílias e amigos se reunirem para um churrasco, por exemplo, o que movimenta muito os supermercados, e isso é positivo para o varejo”.
[tdj-leia-tambem]