
Nesta quinta-feira (1), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com executivos da empresa multinacional peruana Emusa Brasil, de embalagens plásticas para alimentos, que está transferindo a unidade paulista para Jundiaí. A Emusa investirá R$ 60 milhões, com a expectativa de dobrar a produção de embalagens nos próximos anos.
“Jundiaí é a 7ª economia do Estado e 17ª do Brasil, a frente de 7 capitais estaduais. O ecossistema desenvolvido na cidade para atração de empresas que gerem emprego e renda é pautado na inovação e na facilidade para instalação de novos negócios. Toda a infraestrutura necessária, tanto para a empresa quanto para os funcionários estão em Jundiaí”, comenta Luiz Fernando Machado.
Assim, a empresa adquiriu um galpão com 15 mil metros quadrados no Distrito Industrial e agora está instalando a primeira linha de produção na cidade. O início da produção está previsto para agosto, e as instalações funcionando atualmente em outro município serão transferidas para Jundiaí, escalonadamente. “A meta é dobrar a produção com a instalação na nova unidade de Jundiaí. A completa instalação e transferência para a cidade é prevista para seis meses”, detalha Adolfo Ahoki, executivo da Emusa Brasil.
“Todo o assessoramento em relação às necessidades legais para a instalação da empresa e sua operacionalização contam com o apoio de técnicos para que os investimentos realizados na cidade se revertam em emprego, renda e crescimento econômico”, detalha Gilson Pichioli, diretor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).
Presença internacional
A empresa peruana existe há 35 anos, com 7 anos em território brasileiro. A multinacional ainda com uma unidade na Guatemala, que junto com a sede peruana, focam na exportação para países vizinhos. “A fábrica de Jundiaí atenderá ao mercado interno brasileiro, que é grande consumidor dos produtos”, comentou o executivo Eduardo Jo Insua.
A empresa peruana chega em Jundiaí 10 dias depois da publicação da 6ª edição do ranking ‘Cidades do Futuro’ realizado pela FDI Intelligence, em que Jundiaí aparece como na 13° posição do ranking de atração de investimentos estrangeiros diretos.
“Jundiaí conta com cerca de 160 empresas multinacionais de 25 nacionalidades, que geram valor adicionado e empregos com demanda especializada e renda para a população. O ambiente econômico favorável, agilidade do alvará e a boa infraestrutura da cidade, além do apoio para os investidores implementados pela gestão, proporcionam segurança para os empresários e tornam Jundiaí extremamente competitiva para atração de novos negócios”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.
[tdj-leia-tambem]