
Depois de mais de 25 anos de atuação, a marca Net, operadora de TV por assinatura e de banda larga, vai deixar de existir.
Desde o mês passado, a Claro – que também pertence ao mesmo grupo mexicano, América Móvil – começou a comunicar aos consumidores a decisão de concentrar os serviços do grupo sob a marca da operadora de telefonia.
Como se trata do fim de um nome considerado sinônimo de categoria em TV a cabo, o trabalho está sendo feito aos poucos e deve levar meses.
Segundo Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, a decisão, além de representar economia de custos ao concentrar investimentos em uma só marca, se mostrou viável em virtude da transformação nos hábitos de consumo de conteúdo – que está migrando da TV por assinatura para dispositivos móveis.
Além disso, com a chegada de serviços de streaming que se relacionam diretamente com o consumidor – como Netflix, HBO Go e Amazon Prime Video -, a figura do “atravessador” entre produtor de conteúdo foi, em alguns casos, eliminada.
A tarefa de informar a mudança será feito pelos meios digitais e por meio de anúncios em TV aberta, portais de notícias, nos pontos de venda da Claro e também nos canais de assinatura. Ao ligar a TV o cliente também receberá a informação de que a Net virou Claro.
Para Carvalho, no entanto, será impossível apagar a Net por completo mesmo após o fim dessa fase de transição. “Ela continuará na vida das pessoas, pois não conseguiremos trocar todos os controles remotos que estão nas casas dos clientes”, afirmou.