Ovos de Páscoa
Foto: Reprodução

Com a pandemia balançando as estruturas do comércio desde o ano passado, mesmo com a maioria das pessoas pretendendo manter a tradição, ainda houve uma queda no número de brasileiros dispostos a ir às compras para a Páscoa de 2021.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 19% dos consumidores não devem comprar presentes e chocolates esse ano. Ainda assim, 64% já se prepararam para a aquisição e 16% ainda não se decidiram. Dessa forma, o estudo mostra uma queda de 10,5 milhões de compradores para a data, em comparação com 2019.

[tdj-leia-tambem]

Entre os decididos a continuar comprando os doces, 57% pretendem investir em ovos de chocolate industrializados; 43% em bombons/caixas de chocolate; 40% em ovos caseiros artesanais e 30% em barras de chocolate.

Os motivos para as compras deste ano, segundo a pesquisa, são:

  • 35% – gostar de chocolate ou presentear alguém que gosta;
  • 28% – ser uma tradição da qual gostam de participar;
  • 24% – tem o costume de presentear as pessoas que gostam.

Estes consumidores devem gastar, em média, R$ 209 com as compras para a data comemorativa. Parte destes devem realizar o pagamento parcelado, em até 4 vezes.

Vendas online

Com a pandemia, os comerciantes estão se preparando para as vendas online, com e-commerce. “Essa nova forma de comprar, vender e entregar exige ainda mais organização e visão das empresas. O desempenho positivo das vendas nesta Páscoa dependerá da escolha das estratégias de como atingir os consumidores, da oferta do produto ao público escolhido”, avalia Edison Maltoni, presidente da Câmara de Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio).

Pensando em como auxiliar os consumidores nesta data, o Procon de Jundiaí preparou dicas de como realizar as compras de Páscoa de forma segura, seja na loja física ou online. Veja todas as orientações aqui.