
Nesta quarta-feira (29), a Ambev confirmou que a partir de outubro o preço da cerveja vai aumentar no Brasil. A empresa é dona das marcas Brahma, Skol e Stella Artois e afirmou que seus produtos passarão por reajuste.
“A Ambev faz, periodicamente, ajustes nos preços de seus produtos e as mudanças variam de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”, disse a empresa, em nota ao G1.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os associados de São Paulo informaram que o aumento será “alinhado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, que gira em torno de 10%”. No entanto, a Ambev não informou o percentual do reajuste dos preços, e a Abrasel não tem informações sobre outros estados.
Além disso, a Ambev não confirmou se os preços serão aplicados apenas em bares em restaurantes ou também será refletida para venda avulsa para consumidores.
A reportagem do G1 entrou em contato com a Heineken, que respondeu não ter previsão de reajuste nos últimos meses do ano, mas que “revisões na tabela de preços estão relacionadas à dinâmica natural do mercado brasileiro.”
Inflação da cerveja
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, tem dados que mostram o aumento dos preços da cerveja para consumo em domicílio, de 0,29% em agosto; 3,49% em 2021 e 7,62% no acumulado de 12 meses.
Enquanto isso, o reajuste da cerveja para consumo fora de casa foi de mais 0,05% no mês; 3,14% no ano e 5,94% no acumulado.
A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) divulgou ainda essa semana uma pesquisa que mostra que 62% dos restaurantes, cafés, bares e lanchonetes ainda não recuperaram as vendas da pré-pandemia, entre julho de 2019 e julho de 2021.
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